FecharX

O curioso lado da Pampulha

<p>Histórias marcam o 71º aniversário do Complexo Arquitetônico da Pampulha</p>



Créditos da imagem:
Main o curioso lado da pampulha
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

A Lagoa da Pampulha, Mineirão e vários bares da capital mineira já fazem parte do cotidiano do belo-horizontino. E no ano que o Complexo Arquitetônico da Pampulha completa seu 71º aniversário, alguns pontos turísticos da região ganharam destaque no jornal norte-americano The New York Times.

Na matéria foi apresentado um roteiro de 36 horas para conhecer o que a cidade tem de melhor. Entre muitos passeios, a programação inclui apreciar a Lagoa e conferir de perto as formas inusitadas das obras de Oscar Niemeyer.

Mas o que pouca gente sabe é que a região da Pampulha, além de oferecer paisagens e lugares de tirar o fôlego, é dona de muitas histórias interessantes. Como a dos azulejos que revestem as paredes da Casa do Baile, do Iate Clube e do extinto Cassino, que hoje dá lugar ao Museu de Arte da Pampulha. Quem passeia pelas bandas de lá, sempre se pergunta: mas porque são semelhantes?

Os desenhos foram feitos pelo artista carioca Paulo Werneck e encomendados por Oscar Niemeyer, na época da construção do complexo arquitetônico, na década de 1940. A obra de Werneck foi inspirada nos azulejos portugueses que enfeitavam as igrejas do Rio de Janeiro.

Outra curiosidade que poucas pessoas sabem é que a arquitetura do Iate Tênis Clube remete a um barco que se lança à Lagoa. Com a construção da ?casa-barco?, as águas da Pampulha passaram a ser desenhadas pelos motores das lanchas e pranchas de esqui aquático. Além disso, o local se tornou ponto de encontro dos competidores de remo. 

Confira outras curiosidades da atração:

1 - Inaugurada em 1943, a Igrejinha da Pampulha não podia receber cultos católicos porque o arcebispo Dom Antônio do Santos Cabral não gostava do painel com a representação de um cachorro ao lado de São Francisco, feito por Cândido Portinari. 

2 - Na fachada frontal da Igreja é possível encontrar símbolos comunistas. A linha da abóbada e a linha da marquise formam a ?foice?, e a marquise como campanário o "martelo".

3 - Há duas versões para o nome Pampulha. A primeira é uma referência a um bairro de Lisboa, que leva o mesmo nome. A outra é a construção da barragem e de um reservatório de água, responsável por abastecer cercade 150 mil habitantes, no final dos anos 1930. Pampulha significa ?campo de pedra?. 

4 - Em 1985, foram retirados 15 milhões de metros cúbicos de terra do fundo da lagoa. Também nessa época começou o controle da proliferação dos aguapés.

5 - Em 1954, o rompimento da barragem causou um esvaziamento da lagoa. Parte da região foi alagada por 18 milhões de metros cúbicos de água.

6 - Tradicional evento em Belo Horizonte, a Volta Internacional da Pampulha completa este ano 15 anos de história. Em 2012, a prova foi disputada no sentido anti-horário e teve o seu local de largada e chegada modificado. Com a mudança, a distância do trajeto passou de 17.800 para 18.650 metros.

7 - Em 2010, a charmosa lagoa recebeu um desfile com personagens da Disney. O evento reuniu cerca de 250 mil pessoas e percorreu cerca de 2 km na Avenida Otacílio Negrão de Lima.

8 - Após o recorde de público pela Liga Mundial de Vôlei, com quase 25 mil pessoas, o Mineirinho se tornou o maior ginásio do Brasil.

9 - No dia 22 de junho de 1997, Cruzeiro e Vila Nova decidiram o Campeonato Mineiro diante de 132.834 pessoas presentes. Esse foi o recorde de público do Mineirão.

10 - Os jacarés da Lagoa da Pampulha são da espécie papo-amarelo, comum em Minas Gerais. Há pelo menos uma família desses animais na Lagoa da Pampulha.

11 - Famoso por seu forte chute, o jogador Nelinho foi desafiado, em 1979, a chutar, do gramado do Mineirão, uma bola que atingisse mais de 30 metros de altura e caísse do lado de fora do estádio. Após muitas tentativas, e prestes a desistir, o jogador conseguiu realizar o combinado.

12 - Com 17,4 quilômetros de extensão, a Avenida Otacílio Negrão de Lima é a maior de Belo Horizonte.

13 - Gravado no Estádio do Mineirão em 2010, o CD ao vivo da banda mineira Skank levou mais de 50 mil pessoas ao estádio. Foi o último evento realizado no estádio antes de ser fechado para reformas de três anos para a Copa do Mundo FIFA de 2014.

14 - Como a maioria dos parques da década de 1950, o Guanabara era itinerante, e esteve no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Chegou a BH em 1964 e se fixou definidamente na Pampulha em 1970.

15 - Em 2010, foi inaugurado nas dependências do Zoológico, o maior aquário temático de água doce do Brasil, e o primeiro a retratar exclusivamente a vida na Bacia do São Francisco.

16 - A lagoa da Pampulha já foi área de lazer, sendo frequentada por banhistas, desportistas e famílias, até os anos 1980, quando a lagoa começou a ser poluída pelos córregos e fábricas do entorno da lagoa.

17 - A Casa Kubitschek se mantém como o projeto original, pois as reformas que foram feitas tiveram assistência direta do arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto original.