FecharX

Número de doadores em Minas está abaixo da meta para 2018

Ações de conscientização acontecem, nesta quinta, em BH



Créditos da imagem: USP Imagens/Fotos Públicas
Main 210505 usp imagens doacao
Redação Sou BH
28/09/18 às 13:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

Vinte e sete de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos, mas, Minas Gerais não tem motivos para celebrar. De janeiro a agosto deste ano, o estado contabilizou 140 doadores efetivos, um número 14% mais baixo do que o registrado no mesmo período de 2017. Segundo o Complexo MG Transplantes, umas das causas dessa queda é o aumento de recusas de familiares na hora de autorizar a doação, que está acima da média nacional.

“A meta da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos para Minas Gerais em 2018 é de 16 doadores por milhão de população (PMP). Com esse valor de 140 dá 9,5 PMP. A gente trabalha com uma meta mais conservadora de 12 PMP para 2018. Ano passado a gente fechou com 11,5 PMP e 2016 com 10,4”, detalha Rafaela Cabral Gonçalves Fabiano, médica nefrologista e coordenadora das Organização de Procura de Órgãos Metropolitana.

Outra razão que explica a redução do número de doadores é a resolução Nº 2.173, que alterou os critérios do diagnóstico de morte encefálica e entrou em vigor em caráter imediato em dezembro de 2017. A nova regra exige um processo de capacitação de médicos para a realização deste tipo de diagnóstico.

“No médio a longo prazo isso é ótimo, pois traz segurança ao paciente. Mas, no curto prazo, a gente ainda não tinha os médicos capacitados quando a nova regra começou”, afirma Rafaela.

Os critérios que definem essa capitação são:

- Experiência de um ano em tratamento de paciente em coma e acompanhamento mínimo de 10 exames de protocolos de morte encefálica;
- Ou curso de capacitação liberado pela Associação Brasileira de Terapia Intensiva ou organizado pelas centrais nacionais.

Para a médica do MG Transplantes, o maior desafio no cenário de doação de órgãos é a notificação, ou seja, identificar o possível doador desde o início do processo nos leitos dos hospitais. “Minas Gerais trabalha com taxa de notificação baixa em relação ao nosso potencial”.

Dia Nacional de Doação de Órgãos

Para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, diversas instituições vão realizar ações ao longo desta quinta-feira (27).

Blitz na Barreira Policial de Nova Lima  
Horário: 8h30  
Realizada pela Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes, em parceria com o MG Transplantes

CBTU
Horário: 9h
Local: Estação Central do metrô 
Doutores Palhaços vão distribuir material informativo.

Blitz pela Doação de Órgãos
Horário: 10h às 13h  
Locais: Porta do HPS João XXIII, Hospital Municipal Dr. Célio de Castro, Hospital Felício Rocho, Hospital São João de Deus, Ipsemg, Hospital da Baleia, Hospital Risoleta Neves, Hospital das Clínicas, Hospital Regional de Betim, Santa Casa de Belo Horizonte, Hospital Vila da Serra, Hospital Odilon Behrens, Hospital Mater Dei.

Mobilização pela Vida
Horário: 15h às 18h
Local: Praça da Estação
Shows com a banda de música da Polícia Militar de Minas Gerais e com o saxofonista Thiago Campos.