FecharX

Ruas no entorno do Pátio Savassi terão novas vagas de rotativo a partir desta quinta-feira

Serão mais 91 vagas físicas para os veículos estacionarem em períodos de 1 e 2 horas



Créditos da imagem: Reprodução/Street View
Main 150402 rua lavras
Redação Sou BH
22/03/18 às 15:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

A partir desta quinta-feira (22), a BHTrans irá aumentar o número de vagas de estacionamento rotativo no bairro São Pedro. Com a implantação serão mais 510 oportunidades (em 91 novas vagas físicas) para que os veículos possam estacionar diariamente na região.

A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis.

Vagas 1h (Segunda à sexta-Feira das 8 às 18 horas, sábados das 8 ás 13 horas, exceto feriados)

- Rua Lavras, entre Avenida do Contorno e Rua Major Lopes.
São 11 novas vagas físicas que geram 110 oportunidades de vagas rotativas

Vagas 2h (Segunda à sexta-Feira das 8 às 18 horas, sábados das 8 ás 13 horas, exceto feriados)

- Rua Major Lopes, entre ruas Lavras e Irmão Gonçalves Xavier;
- Rua Irmão Gonçalves Xavier, entre ruas Lavras e Major Lopes;
- Rua Orange, entre ruas Lavras e Padre Odorico
São 80 novas vagas físicas que geram 400 oportunidades de vagas rotativas

O serviço

O Estacionamento Rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 22.299 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 103.609 oportunidades de estacionamento em 867 quarteirões da capital. A folha do Rotativo custa R$ 4,40 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Ela pode ser adquirida em quase 500 postos de venda credenciado da capital. 

Trata-se de um instrumento de política urbana adequado à melhoria da circulação na via e à democratização do uso de espaços públicos. Ele permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas de comércio, serviços e lazer, como é o desejo e a necessidade da cidade. A proposta do Rotativo é multiplicar a utilização das vagas físicas para estacionamento de veículos. 

Destinação

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação, conforme demonstrativo publicado na capa do talão.

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha não é exigido aos sábados). Aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha do rotativo.

Desde abril de 2008 as folhas de rotativo possuem uma área especial com um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar este bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de estacionamento rotativo, não tendo que pagar para estacionar por apenas alguns minutos.

Histórico

O Estacionamento Rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e, também, do Estacionamento Rotativo. 

É importante lembrar que trocar a folha na mesma vaga também é infração, que deixa o motorista sujeito a multa e remoção do veículo.

Da PBH