FecharX

Corrente sobre risco de queda da Nossa Senhora do Carmo assusta motoristas

Após forte chuva que atingiu a capital mineira, mensagens foram disseminadas sobre a via



Créditos da imagem: BHTrans
Main 214757 nsdocarmo
Redação Sou BH
16/03/18 às 22:03
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

Uma forte chuva recebida entre o fim da tarde e o início da noite desta sexta-feira (16) espalhou caos por Belo Horizonte: pessoas feridas em desabamento, outras presas em elevador ou ilhadas nos carros e diversos alagamentos e quedas de árvore. No encalço dessas graves ocorrências, uma passou a ser disseminada pelas redes sociais: a suposta ruptura da avenida Nossa Senhora do Carmo.

Um áudio e um texto foram disseminados principalmente por WhatsApp afirmando que a via já estava sendo isolada. "Já estão até fechando aqui (...) no sentido subindo [sic] porque não pode mais subir a Nossa Senhora do Carmo", diz o homem, que não se identifica.


Já a mensagem de texto diz: "Gente!!!! A nossa senhora do Carmo está em alerta! Com risco de desabamento. E se isso acontecer às duas pistas serão atingidas!! Não peguem a nossa senhora do Carmo em nenhum sentido!!!! (Região do ponteio). Optem por caminhos alternativos. Uma pista já está interditada. NÃO PASSEM NA NOSSA SENHORA DO CARMO!".


Mas a informação procede?

O SouBH consultou os órgãos competentes para esclarecer aos leitores. O Corpo de Bombeiros informou que não recebeu nenhum chamado para a avenida Nossa Senhora do Carmo e nem na BR-356, na altura do Ponteio Lar Shopping, em decorrência da forte chuva desta sexta-feira. 

Já a Defesa Civil garantiu que não houve qualquer agravamento na via após a forte chuva de hoje. As autoridades esclarecem que, provavelmente, houve uma confusão com o trecho que está parcialmente interditado desde a última quarta-feira. Há dois dias, o órgão isolou uma pista na altura do Trevo do Belvedere, em direção ao BH Shopping, por causa do risco de desabamento. 

Na ocasião, 15 moradias foram interditadas e há um estudo sendo feito pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG). No entanto, vale reforçar: as autoridades garantem que não houve, até a noite de sexta-feira, qualquer agravamento na situação e a pista da Nossa Senhora do Carmo (que se torna BR-356 em seguida) está transitável.