FecharX

Nasce filhote de gato-palheiro no Zoológico de BH

Fundação Zoobotânica comemora sucesso da reprodução em cativeiro de espécie em extinção



Créditos da imagem: Suziane Fonseca
Main 153546 gato palheiro pbh fotosuziane fonseca
Filhote de gato-palheiro nasceu há um mês no Jardim Zoológico, que agora conta com 4 exemplares da espécie
Redação Sou BH
24/03/15 às 17:17
Atualizado em 01/02/19 às 19:17

Seu comportamento social e o porte pequeno o fazem parecer um gatinho como qualquer outro, desses que a gente tem em casa e ama de paixão, mas o gato-palheiro (Leopardus colocolo) é um animal raro que, como a maioria dos felinos, está ameaçado de extinção.

Mas ainda há esperança. Há exatamente um mês, um filhote da espécie nasceu no Jardim Zoológico da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, o que permitiu à Fundação comemorar a reprodução em cativeiro de mais uma espécie que consta na lista dos animais em risco de extinção.

A FZB-BH conta, agora, com quatro exemplares do gato-palheiro. Os pais do filhote e mais um trazido do Mato Grosso. Devido ao comportamento discreto e arredio natural da espécie, os técnicos da instituição estão mantendo a mãe e o bebê em ambiente isolado e com pouca circulação de pessoas.

Características da espécie

O gato-palheiro possui como principais características o rosto largo e as orelhas pontiagudas. Cada animal pesa aproximadamente 3,5 kg e possui garras retráteis que são grandes, compactadas, afiadas e fortemente curvadas. Mas a característica mais marcante da espécie diz respeito à coloração do pelo das patas, que apresentam listras escuras e largas. No restante do corpo, essa coloração varia desde o cinza amarelado ao cinza-escuro ou marrom-avermelhado (podendo ou não ter manchas).