FecharX

Museu Histórico Abílio Barreto comemora 71 anos

<p><span>Museu promove o lançamento de livros, catálogos de exposições e <span>da nova mostra da Pinacoteca MHAB</span></span></p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main mhab 20141013195958
Pinacoteca MHAB apresenta um quadro de Délio Delpino
Redação Sou BH
13/10/14 às 21:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) completa 71 anos nesta terça-feira (18) e para celebrar esta data, o local promove o lançamento de livros e catálogos de exposições, além da inauguração, às 10h, da nova mostra da Pinacoteca MHAB, com uma obra de Délio Delpino. 

A Pinacoteca MHAB apresenta um quadro de Délio Delpino que representa o atual casarão do Museu Histórico Abílio Barreto e o entorno da Fazenda Velha do Leitão. A pintura, de 1943, foi doada recentemente pelo Conselho de Presidentes, representado por Paulo de Vasconcellos. O quadro permanecerá exposto por um período aproximado de três meses, e pode ser visitado às terças, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h, e nas quartas e quintas-feiras, das 10h às 21h.

Em seu aniversário, o MHAB promove também o lançamento de dois livros e dois catálogos que têm como tema a história do museu e exposições em cartaz no local. O livro "O Museu e a Cidade sem fim: setenta anos de história preservada no MHAB, o museu da cidade", apresenta cinco estudos sobre o MHAB, nos quais estão contidos as trajetórias e os esforços empreendidos pela instituição museológica ao longo do tempo.

O outro livro, "Belo Horizonte F. C. - Trajetórias do Futebol na Capital Mineira" é um desdobramento da exposição homônima que fica em cartaz no MHAB até a Copa do Mundo. Traz textos que tratam dos aspectos históricos e sociais, além da memória do futebol na capital, interpretando, à luz de rigorosa pesquisa, os aspectos que caracterizam sua trajetória e importância para os habitantes.

Também será lançado o volume "Uma história, dois personagen", contendo catálogos das coleções Lia Salgado e Clóvis Salgado, instrumento de pesquisa valioso para os estudiosos da história de Belo Horizonte. Os livros e catálogos podem ser adquiridos na loja do museu.

O museu fica na avenida Prudente de Morais, 202, no bairro Cidade Jardim e a entrada é gratuita.

Clique aqui e confira a programação completa!