FecharX

Multiartista Marcelo Xavier inaugura 1ª exposição

<p>Casa Una de Cultura recebe mostra até o dia 29 de agosto, com entrada franca</p>



Créditos da imagem:
Main 3007 marcelo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Figurinos, adereços, cenários, ilustrações, artes gráficas, vídeos, roteiros, animação, literatura e poesia. É essa diversidade de criação que o público vai encontrar na exposição do multiartista Marcelo Xavier que será inaugurada hoje (30), na Casa Una de Cultura (Rua Aimorés, 1.451, Lourdes). Com visitação gratuita, a mostra fica em cartaz até o dia 29 de agosto e pode ser vista de segunda a sexta, das 14h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h.

A obra de Marcelo Xavier também é marcada pela utilização preferencial de materiais pouco tradicionais no que ele chama de mundo oficial das artes. ?Eu sempre fui motivado a utilizar os materiais que estavam à margem, incluindo aqueles perecíveis. Vem daí essa coisa toda de papel com desenho, canetinha hidrocor, isopor e, depois, a massinha e o guache. São materiais mais comuns e baratos e isso acabou virando um conceito para mim, um desafio de trabalhar com a precariedade e materiais menos nobres?, revela.

Marcelo Xavier começou sua produção artística na década de 1970 e tem o desenho como base de tudo. O trabalho com ilustração tridimensional, que desenvolve desde 1986, é uma síntese de toda sua obra: personagens e objetos de cena são moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados.

Com o livro "O dia a dia de Dadá", só com imagens feitas com massinha de modelar, estreou como autor para crianças. Entre suas obras estão "Tem de tudo nesta rua", "Asa de papel", "TOT", "Se criança governasse o mundo", que tornaram-se bastante conhecidas do público e receberam importantes premiações.

A aproximação com o público infantil acabou promovendo um intenso envolvimento do autor com a arte-educação, sobretudo nas oficinas de modelagem para crianças e professores realizadas por todo o país. Para os adultos, lançou, em 2008, o livro de desenhos e textos ?Caderno de Desenhos?. Em 2011 foi a vez do livro de poesias ?Tempo Todo?, pela editora Asa de Papel.