FecharX

MP pede anulação de aumento das passagens de ônibus

<p>Ação civil pública foi proposta ontem para impedir ato administrativo</p>



Créditos da imagem:
Main 0605 onibus passagem aumento
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) quer a anulação do ato administrativo que autorizou o aumento das passagens de ônibus em Belo Horizonte. De acordo com o promotor Eduardo Nepomuceno, uma ação civil pública foi proposta nesta segunda-feira (5) e apresentada à 4ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal.

No dia 3 de abril, foi anunciado que as tarifas do transporte coletivo teriam reajuste e que o preço mais praticado na capital passaria de R$ 2,65 para R$ 2,85. Entretanto, uma decisão judicial suspendeu a elevação dos valores. O pedido foi feito pelo MPMG, que propôs que os novos preços fossem barrados, enquanto um estudo que foi base para o aumento fosse periciado.

De acordo com o promotor, a auditoria ? encomendada pela BHTrans e realizada pela Ernst & Young ? tem diversas ?inconsistências?. Ela ainda é analisada por servidores do MPMG.

O estudo, conforme argumenta Eduardo Nepomuceno, não leva em conta o fluxo de caixa das empresas. O levantamento não traz, por exemplo, "dados reais sobre os gastos com pneus e combustíveis".

Com informações do Portal G1.