FecharX

Mineiros terão acesso a dados do Governo

<p>O 1º Hackathon do Governo de Minas vai abrir espaço para jovens criarem um software que facilite o acesso dos cidadãos aos dados estratégicos </p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main hackathon
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

O Governo de Minas Gerais vai abrir espaço para pessoas criativas participarem do seu 1º Hackathon. Nos dias 19 e 20 de outubro, jovens e geeks poderão colaborar na criação de alternativas para que os dados estratégicos do governo sejam disponibilizados com transparência e acessibilidade.

Em dois dias, equipes vão participar de uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que faça com que qualquer cidadão compreenda dados como arrecadação estadual, gastos com a folha de pagamento e com os programas de governo, dívida pública e o repasse do estado para os municípios.

As inscrições para o evento estão abertas até o dia 7 de outubro, às 16h, no site do Movimento Minas. Podem se inscrever cidadãos a partir de 18 anos, individualmente ou em equipes que tenham até cinco integrantes. Os selecionados serão divulgados no dia 10 de outubro.

Para os participantes não residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a organização do evento irá viabilizar hospedagem, alimentação e passagens aéreas ou rodoviárias.

1º Hackathon do Governo do Minas

O evento foi idealizado a partir de uma pesquisa com o público-alvo em agosto para entender quais seriam suas expectativas e pontos essenciais de um hackathon. Entre os dias 20 e 30 de agosto, 250 pessoas responderam ao questionário e, a partir das respostas, o evento foi planejado.

Três equipes terão os seus trabalhos divulgados no site do Movimento Minas e serão convidadas para apresentarem as suas soluções em novembro, na Semana Global do Empreendedorismo, em Belo Horizonte.

A maratona é realizada pelo Movimento Minas em parceria com a Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais e apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e Plug Minas.

Serviço: 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais

Data: 19 e 20 de outubro

Local: Plug Minas ? Centro de Formação e Experimentação Digital, Rua Santo Agostinho, 1441 ? Bairro Horto, Belo Horizonte

Informações: movimentominas@gmail.com