FecharX

Mineirão se prepara para ataque terrorista

<p>O exercício cumpre mais uma etapa do planejamento integrado de segurança para atuação durante os jogos da Copa do Mundo da Fifa</p>



Créditos da imagem:
Main 2105 mineirao
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Amanhã (22), o Mineirão (Av. Abrahão Caram, 1001 ? Pampulha) será cenário de um treinamento contra atos terroristas durante a Copa do Mundo. Pessoas contaminadas por armas químicas, feridas durante quedas e em situação de pânico. Essas e outras situações serão foco da iniciativa que contará com a participação e coordenação do Corpo de Bombeiros Militar.

O simulado terá participação de mais de mil integrantes de vários órgãos de Defesa Social e Saúde ? como Corpo de Bombeiros, Exército, Grupamento de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Federal, além de brigadistas e vigilantes contratados.

Será reproduzido um ambiente de um atentado terrorista dentro do Mineirão, com vítimas socorridas e evacuação parcial e total do estádio, coordenada pelo Corpo de Bombeiros. Com o local em sua capacidade máxima de lotação (66 mil pessoas), a previsão é de que a evacuação leve, em média, oito minutos para que todos saiam em segurança.

O treinamento contará com a simulação de um ataque terrorista por meio do lançamento de uma bomba química que provocará intoxicação em cerca de 200 vítimas que serão socorridas e submetidas a um processo de descontaminação em estruturas móveis (tendas) equipadas com todos os recursos para descontaminação por materiais químicos, radiológicos, biológicos ou nucleares.  O equipamento foi importado da República Tcheca e consiste em duas tendas infláveis onde são realizados banhos de descontaminação em múltiplas vítimas.

Equipes de resgate vão simular ainda a retirada de pessoas caídas em fosso, com demonstração de imobilização e transporte até uma Unidade de Atendimento.  As ?vítimas? serão encaminhadas a um Posto Médico Avançado (PMA), montado no entorno da arena, que fará a triagem dos pacientes e o primeiro atendimento.

Cada posto contará com uma equipe de socorristas, profissionais de Enfermagem e médicos da Secretaria de Estado da Saúde. O helicóptero Arcanjo, dos Bombeiros, estará posicionado no Centro Esportivo Universitário (UFMG) para o transporte dos casos mais graves aos hospitais de referência. Durante a Copa, será empregado também um moderno helicóptero biturbina adquirido exclusivamente para o atendimento aeromédico no Estado.

Além da preparação das equipes o simulado vai testar o funcionamento da tecnologia. Do lado de fora do Mineirão, estará posicionado um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, uma carreta dotada de tecnologia embarcada de última geração que permitirá o monitoramento de toda a área interna e externa do estádio, enviando essas informações ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional que receberá informações de todos os órgãos de segurança e também fará o monitoramento em tempo integral por meio de 1.378 câmeras.

mineirao-interna
O estádio será palco de um exercício de treinamento com diferentes cenários de pânico

Fonte: Agência Minas