FecharX

Mineirão apagará as luzes por um planeta mais sustentável

<p>Estádio, que vai participar da Hora do Planeta, foi peça chave para eleger BH a capital brasileira do movimento global</p>



Créditos da imagem:
Main 3 mineirao
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

A Usina Solar Fotovoltaica (USF) do Mineirão, um projeto em conjunto com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi um dos grandes destaques que fez com que Belo Horizonte fosse eleita a Capital Brasileira da Hora do Planeta. O movimento global, promovido pela ONG WWF, propõe que em moradores de várias cidades ao redor do mundo desliguem as luzes durante uma hora.

Em 2014 o evento será realizado neste sábado (29) de 20h30 às 21h30, em prol da conscientização sobre o aquecimento global. A Minas Arena, responsável pela operação do estádio, aderiu à campanha e também apagará as luzes do Mineirão. As lojas situadas na esplanada do Mineirão também aderiram ao ato simbólico de apagar as luzes. No sábado, as atividades na esplanada serão encerradas às 20h, uma hora mais cedo do que o habitual, e as luzes do Gigante serão apagadas por completo.

De acordo com a WWF, Belo Horizonte se destacou sobretudo pela Usina Solar do Mineirão. A USF no Mineirão tem uma potência instalada de 1,42 MWp, com cerca de 6 mil módulos fotovoltaicos, sendo que toda a energia gerada será injetada na rede de distribuição da Cemig. A capital mineira foi escolhida por um júri internacional como a Capital Brasileira da Hora do Planeta e venceu as outras finalistas: Rio de Janeiro e São Paulo. A Hora do Planeta 2013 ocorreu em mais de 7.001 cidades em 153 países e territórios em todos os sete continentes.

Fonte: Agência Minas