FecharX

Minas tem 165.847 casos notificados de dengue

<p><span>Nesta quinta-feira (4), o governador Antonio Anastasia reuniu-se com o Comitê Gestor Estadual de Enfrentamento à Dengue e apresentou medidas de combate ao mosquito</span></p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:49

O governador Antonio Anastasia reuniu-se com o Comitê Gestor Estadual de Enfrentamento à Dengue nesta quinta-feira (4), na Cidade Administrativa, e anunciou medidas para o combate ao mosquito da dengue. Minas Gerais apresenta 165.847 casos notificados e 43.119 casos confirmados. São 399 municípios em alerta e 37 óbitos confirmados por causa da doença.

?Além daquelas que já tínhamos definido para contratar mil agentes, determinei a contratação de mais mil. Aumentamos as chamadas unidades de hidratação de uma para 27. São cerca de cinco mil atendimentos de hidratação por dia?, disse Anastasia.

De acordo com o governador, foram comprados 20 mil testes rápidos para diagnóstico da doença, 30 fumacês estão em processo de aquisição e serão distribuídos 1,5 milhão de litros de água sanitária. ?Ela tem efeito de limpeza muito positivo em ralos e em pequenos depósitos de água?, afirmou.

Entretanto, há necessidade de auxílio da população para controle da doença. ?Todas as medidas não serão efetivas se não tivermos, de fato, o engajamento pessoal na luta contra a dengue dentro das casas. Este ano pessoas ficaram mais tranquilas em relação ao combate?, concluiu. 

Um levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro deste ano nos municípios mineiros, identificou que mais de 50% dos focos de larvas dos mosquitos estão em vasos e pratos de planta; bebedouros de animais; ralos; vasos sanitários e caixas de descarga que não são de uso diário; calhas; bromélias e toneis.