FecharX

Minas Gerais pode ganhar filial do Louvre

<p>Em visita à França, governador Antonio Anastasia começa tratativas para que o estado receba projeto que prevê extensão do museu a outras cidades</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

A intenção de internacionalizar Minas Gerais poderá beneficiar agora também a área cultural. Em reunião realizada nesta segunda-feira (27) com o governador da região de Nord-Pas de Calais, em Lille, na França, Daniel Percheron, o governador Antonio Anastasia iniciou tratativas para trazer parte dos acervos de um dos museus mais importantes do mundo para Minas Gerais.

?Monsieur Percheron mencionou a possibilidade de fazermos um acordo na área cultural com o museu do Louvre que abriu aqui nessa região (Lille) uma espécie de filial do Museu do Louvre de Paris, que é um grande sucesso. Portanto, ele vem acenando com essa possibilidade de termos um acerto para que o Louvre exponha peças suas em Minas Gerais?, informou o governador.

Antonio Anastasia ressaltou que movimento nesse sentido ganha força ?especialmente porque temos hoje em Minas o Circuito Cultural que é uma grande realização, uma realidade muito positiva de Minas Gerais, como também o Museu do Inhotim, conhecido em todo o mundo como um dos melhores museus de arte contemporânea que existe no planeta?.

Na viagem, além de atrair mais negócios e empresas para Minas Gerais, o governador vem buscando promover e divulgar a cultura mineira, uma das mais ricas e diversificadas do Brasil. Minas concentra hoje cerca de 60% de todo o patrimônio cultural do Brasil.

De acordo com o governador Daniel Percheron, o presidente do Louvre já conhecia o Inhotim, em Minas Gerais, e teve a oportunidade de conhecer Belo Horizonte, onde pretende instalar a extensão do Louvre de Paris. ?Haverá quatro cidades do Louvre: Paris, Londres, Lens (próximo à Lille) e Abu Dhabi, onde o Louvre vai inaugurar um museu em 2015. Propusemos que entre as cidades do Louvre também esteja Belo Horizonte. E o Louvre disse sim porque trata-se do Brasil?, ressaltou o governador de Nord-Pas de Calais.

Agência Minas