FecharX

Metroviários da capital entram em greve

Apesar do movimento, a circulação do metrô não foi afetada



Créditos da imagem: Divulgação/CBTU
Main 122252 metro belo horizonte
Redação Sou BH
19/12/18 às 20:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

Os metroviários amanheceram em greve nesta quarta-feira (19) na capital. Porém, cumprindo decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), estão circulando com 100% da frota nos horários de pico. De acordo com a categoria, a reivindicação é de manutenção de direitos e a reavaliação do reajuste salarial.

Mesmo com a greve, o metrô de BH vai manter o funcionamento integral de segunda a sexta-feira, das 5h15 às 10h e das 16h às 22h. Já no sábado, o transporte funcionará das 5h15 às 14h, e no domingo as estações permanecerão fechadas.

Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a decisão foi liberada pelo 1º vice-presidente do TRT, desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal na terça-feira (18). A liminar ainda pontua que, caso descumprido o horário acordado, o Sindicato dos Metroviários (Sindimetro-MG) deverá pagar uma multa de R$ 200 mil.

A companhia ainda informa que o número de coletivos em circulação deverá suprir a demanda causada pela greve. “Durante o horário em que não haverá trens, o desembargador determinou ainda a notificação da BHTrans, da Setop e da Transcon informando sobre a escala deferida. O comando da PMMG também foi informado quanto à decisão liminar para que tome as providências que entender cabíveis”, pontua a nota.

O sindicato informa que a greve se deve ao reajuste de 1% anunciado pela companhia em outubro e o desacordos em relação a direitos da categoria que não foram mantidos. Ainda de acordo com o Sindimetro, uma nova assembleia ocorrerá hoje para decidir o futuro da paralisação.