FecharX

Metrô de BH terá trem acoplado

<p>CBTU Belo Horizonte começa a operar com composição de oito vagões amanhã (23)</p>



Créditos da imagem:
Main 2204 cbtu trem acoplado metro bh
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

A partir de amanhã (23), Belo Horizonte utilizará trem acoplado. A composição com oito vagões, quatro a mais que a convencional, começa a circular, diariamente, no horário de pico da manhã. Com a medida, a capacidade de transporte do trem será aumentada em cerca de mil lugares.

Todos os dias, o trem acoplado realizará duas viagens, uma em cada sentido, para atender aos passageiros. O objetivo é aumentar, gradativamente, o número de composições duplas, visando oferecer mais lugares aos usuários no horário de maior movimentação do sistema.

A circulação de trens acoplados é uma iniciativa da CBTU Belo Horizonte que checou a viabilidade da circulação das composições duplas com testes estáticos e dinâmicos nos finais de semana e feriados.

Durante a fase de avaliação, o metrô promoveu a checagem, manutenção, revisão e adaptações dos sistemas operacionais. A preparação também incluiu o treinamento de maquinistas, controladores de tráfego, profissionais de estação e seguranças que estão aptos para colocar o trem acoplado em circulação.

Para ampliar o atendimento aos passageiros, a CBTU adquiriu 10 novos trens que representaram um investimento total de R$ 171,9 milhões. As primeiras composições começam a chegar no 2º semestre de 2014 e poderão ampliar em cerca de 50% a capacidade de atendimento do sistema. As novas composições também poderão ser acopladas ou utilizadas individualmente, de acordo com a necessidade do metrô.

Com informações da CBTU Belo Horizonte.