FecharX

Metrô de BH será paralisado nesta sexta-feira

Metroviários vão aderir o manifesto nacional contra o projeto de lei da terceirização e ajustes fiscais



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 183504 metro bh wikipedia
Serviços serão suspensos a partir da 0h de sexta-feira e devem ser retomados no sábado (30)
Redação Sou BH
28/05/15 às 20:18
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

O Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro/MG) confirmou a paralisação do funcionamento do metrô de Belo Horizonte nesta sexta-feira, dia 29 de maio, Dia Nacional da Paralisação.

"Tivemos uma assembleia com a categoria e foi deliberado uma paralisação de 24 horas. Ou seja, de meia-noite da quinta-feira até meia-noite de sexta-feira não haverá metrô em Belo Horizonte e Contagem. Os trens estarão com 100% de paralisação", disse a presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Alda Lúcia Fernandes.

Alda recomenda que os usuários procurem outro meio de transporte, como ônibus. No entanto, cobradores e motoristas também podem cruzar os braços.

O manifesto é contra o projeto de Lei da Terceirização (PL 4330/PLC 30), aprovada no início do mês no Congresso Federal, que regulamenta os contratos de terceirização no mercado de trabalho, e também contra o plano de ajustes fiscais que visa modificar benefícios como a pensão por morte e o seguro desemprego.

No mesmo dia, ocorrerá uma manifestação na Praça Afonso Arinos, a partir das 16h. Os participantes seguirão em protestos até a Praça Sete.

Além de Belo Horizonte, os metroviários de Contagem também vão aderir a paralisação. A partir da 0h de sexta-feira, os serviços do metrô serão suspensos, e devem voltar a funcionar normalmente no sábado (30).

Investimento

O Ministério das Cidades assegurou, na manhã desta quinta-feira (28), R$ 1,75 bilhão – de recursos provenientes do FGTS - para o metrô de Belo Horizonte. O anúncio foi feito durante encontro com especialistas e gestores do transporte público da capital mineira.

O secretário nacional de Transporte, Dario Lopes, garantiu prioridade de fechar até o meio do ano o modelo de financiamento para as obras. Será o momento para definir os investimentos dos governos federal, estadual e municipal para ampliar a Linha 1 (Eldorado/Vilarinho).

Com informações do Portal Itatiaia