FecharX

Metrô testa bilhetes com QR Code na Estação Central

Fase de análise vai até o dia 11 de outubro



Créditos da imagem: Divulgação/CBTU
Main 140758 metro divulgacao cbtu
Redação Sou BH
12/09/18 às 14:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

A partir desta terça-feira (11/9) os passageiros do metrô de BH podem embarcar na Estação Central utilizando bilhetes com QR Code. A nova tecnologia será testada até o dia 11 de outubro e segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanas (CBTU) a medida visa agilizar as viagens dos mais de 58 milhões de usuários anuais do transporte.

Os testes vão acontecer diariamente das 5h15 às 23h apenas na Estação Central. Serão duas bilheterias vendendo os tickets com o código QR Code que podem ser adquiridos em dinheiro ou cartão de débito (Visa, Elo e Mastercard). Além disso, uma máquina de autoatendimento também fará a venda dos bilhetes únicos, que terão validade de 72 horas.

Para embarcar, o usuário deve aproximar o bilhete do leitor da catraca exclusiva adaptada para a leitura de QR Code.

Outras melhorias no metrô estão sendo estudadas pela CBTU, como a instalação de terminais de autoatendimento e a possibilidade de recarga online de cartões.

Testes

O projeto piloto é desenvolvido pela Autopass, empresa de tecnologia e serviços associados à mobilidade urbana e, responsável pela operação da bilhetagem eletrônica na Grande São Paulo. Durante a execução do teste, funcionários estarão na estação para esclarecer dúvidas do público sobre o novo serviço.

Após a fase de testes, a CBTU vai avaliar a possibilidade de implementar o sistema em todas as 19 estações que será feito por meio de licitação.