FecharX

Memorial da Anistia será na antiga Fafich

<p>Prédio da rua Carangola é tombado e guardará memória histórica de Belo Horizonte e do Brasil</p>



Créditos da imagem:
Main 2204 fafich memorial anistia
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), concedeu o tombamento do prédio da Fafich (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG ) na semana em que o golpe militar de 1964 completou 50 anos.

A construção, localizada na rua Carangola, 288, no bairro Santo Antônio, foi incluída no recente guia ?Memórias de Resistência ? Lugares de repressão e de luta contra a Ditadura Militar de 1964 a 1985, em Belo Horizonte?, que põe em evidência locais representativos da época. Esse, entre outros motivos, reforçam a escolha da construção da sede do Memorial Nacional da Anistia no local.

Ano de 1968. A ditadura militar já estava instalada no país e fervilhavam na antiga sede da Fafich várias manifestações contra o autoritarismo. Em certo momento, estudantes se veem cercados por policiais, que adentram as dependências da faculdade e levam uma lista de 12 alunos para serem presos. No momento da invasão, havia no prédio 600 alunos, 90 professores e funcionários. A direção se recusou a entregar os alunos e o então diretor, Pedro Parafita de Bessa, recebeu ordem de prisão. Apesar do impasse, os militares saíram sem levar qualquer aluno preso.

Fernando Filgueiras, doutor em Ciência Política e diretor da Fafich, explica a relação do ambiente acadêmico com a resistência ao governo ditatorial. ?Naquele período, o movimento estudantil e as universidades foram fundamentais, porque começou ali uma crescente organização da sociedade civil contra o autoritarismo brasileiro. Na Fafich, estudantes e professores da área de Ciências Humanas tinham um papel importante porque lideraram os movimentos, se organizaram e constituíram um núcleo de discussão e ação política. A Fafich foi importante porque foi um local para a livre discussão e ação?, relembrou.

Prestes a completar 75 anos, a Fafich está instalada no campus da UFMG, na Pampulha e conta atualmente com seis departamentos acadêmicos: Ciência Política, Comunicação Social, Filosofia, Psicologia e Sociologia e Antropologia.

O Memorial Nacional da Anistia, que está em fase de construção e ficará no prédio do antigo Coleginho, terá 4.835 metros quadrados de área construída, sendo 2.650 m² da praça de acolhimento e 2.185 m² de edificações, tem o objetivo de resgatar e preservar a memória do período da ditadura no Brasil. Abrigará centro de pesquisa com acervo contendo documentos relativos aos cerca de 60 mil processos de indenização que foram apresentados na Comissão da Anistia Política.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte