FecharX

Março de 2018 já é o mais chuvoso em 24 anos; previsão é de novos temporais

Defesa Civil emitiu alerta especial para volumes que podem chegar a 90mm até sexta-feira



Créditos da imagem: SouBH
Main 161732 chuva bh
Redação Sou BH
20/03/18 às 18:55
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

Por Daniele Franco

A segunda quinzena de março mal começou e o mês em 2018 já é o mais chuvoso em 24 anos. Os primeiros 20 dias do mês já conferiram ao mês inteiro o segundo lugar no ranking do Tempoclima PUC Minas entre os mais chuvosos da história de trabalho do instituto, iniciado há 100 anos. O volume registrado até agora em 2018 só perde para março do ano de 1994 por aproximadamente 7 mm.

Mas o recorde, ao que indica a previsão, deve ser batido ainda nesta semana. No fim da manhã desta terça-feira (20), a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta especial para altos volumes de chuva durante a semana.

De acordo com o comunicado, pode chover 90 mm até sexta-feira (23), o que aumenta significativamente os riscos de alagamentos e transbordamentos. "Os maiores volumes de chuva estão previstos para quarta e quinta-feira", contou ao SouBH o meteorologista da Defesa Civil Dayan Carvalho.

A madrugada desta terça-feira foi chuvosa em todas as regionais da capital mineira. Esses volumes se somaram ao altíssimo acumulado de março, que, até agora, já ultrapassou o dobro do esperado para o mês em praticamente todas as regionais, faltando, ainda, 11 dias para que ele acabe.

Graves consequências

Os temporais que atingiram Belo Horizonte durante o mês causaram danos significativos em diversas partes da cidade. Desde alagamentos a sérios danos estruturais, as consequências das chuvas se tornaram preocupação constante da população belo-horizontina.

Uma das mais alarmantes é o risco de desabamento de um dos principais trechos da cidade, entre a avenida Nossa Senhora do Carmo e a BR-356. Na última quarta-feira (14), duas pistas da via foram interditadas na altura do Trevo do Belvedere para a análise pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG).

O órgão, depois de constatar trincas no pavimento, precisou iniciar estudos detalhados para decidir as providências cabíveis. As pistas continuam interditadas e 22 famílias estão sendo removidas da parte ameaçada pelo desabamento da estrutura.

Outra ocorrência que se destacou foi a interdição da Umei Grajaú, onde parte de um muro cedeu devido aos volumes massivos de chuva. O incidente aconteceu na última sexta-feira (16) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) iniciou as análises na última segunda-feira (19) e, até o momento desta publicação, ainda não havia divulgado as providências tomadas nem uma previsão de retorno das atividades