FecharX

Manifestações já estão agendadas para hoje

<p>Este será o quinto dia seguido de protestos na cidade</p>



Créditos da imagem: Gabriel Mendes
Main 2 img 20130618 wa0006
Gabriel Mendes
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:52

As manifestações vão continuar nesta sexta-feira (21) em Belo Horizonte e região metropolitana. Nas redes sociais, já estão agendados movimentos para esta tarde. Este será o quinto dia seguido de protestos na cidade.

Às 16h, um grupo vai se reunir na Praça da Liberdade, na região centro-sul da capital mineira, para protestar contra o Ato Médico, que regulamenta o exercício da medicina e define as atividades exclusivas dos médicos e as que podem ser executadas por outros profissionais de saúde.

O texto aprovado pelos senadores limita atividades como a formulação de diagnósticos, prescrição terapêutica, intubação traqueral, sedação profunda e anestesia geral apenas aos médicos. Outros profissionais poderão compartilhar procedimentos como os de diagnósticos funcional, cinésio-funcional, psicológico, nutricional e ambiental, e as avaliações comportamentais e das capacidades mental, sensorial e cognitiva.

Muitos profissionais da saúde são contra o Ato e acreditam que a proposta é um retrocesso e um desrespeito, por condicionar a atuação de outros profissionais de saúde à atuação do médico. Por isso, eles vão se reunir para protestar nesta tarde.

Outro grupo de manifestantes vai se reunir, também às 16h, na Praça da Glória, no Bairro Eldorado, em Contagem. Os organizações do evento no Facebook convidam: ?Contagem na luta! Venham todos somar forças neste grande momento que o Brasil está passando! #OGiganteAcordou #MovimentoParaContagem #ContagemVaiParar?.

Já às 17h, na Região do Barreiro, outro grupo vai se concentrar em frente à portaria da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), na Avenida Afonso Vaz de Melo. Vestindo camisas brancas para simbolizar a paz, os manifestantes vão pleitear o metrô no Barreiro e a conclusão das obras do Hospital Metropolitano.

Em Venda Nova, os manifestantes vão sair pelas principais avenidas da região às 17h. A previsão é de se reunir na Praça Santo Antônio (em frente ao cartório civil) e seguir pela Avenida Dom Pedro I, Rua Padre Pedro Pinto e Avenida Cristiano Guimarães.