FecharX

Lixo eletrônico pode ser descartado em estações de BH

CBTU promove campanha de coleta de eletroeletrônicos sem uso



Créditos da imagem: Inac
Main 2608 lixo 20140826123959
Metrô terá pontos de coleta para lixo eletrônico
Redação Sou BH
26/08/14 às 12:40
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Ontem (25), começou a campanha “Se liga no que não Liga Mais”, uma ação da CBTU Belo Horizonte em parceria com a Philips do Brasil para estimular a coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos sem uso. A iniciativa, que vai envolver metrôs de cinco capitais brasileiras, espera arrecadar mais de 25 mil toneladas de lixo eletrônico em todo o país. Em Belo Horizonte, os coletores para recebimento do material já estão disponíveis nas Estações Eldorado, Lagoinha, Central e Vilarinho até 31 de agosto nas quatro unidades.
 
Na CBTU Belo Horizonte, a campanha ‘Se liga no que não liga mais’, vem sendo executada desde 2011 e já promoveu o recolhimento de cerca de 7,5 toneladas de lixo eletrônico. A adesão da CBTU visa facilitar a participação das pessoas, incentivando o descarte adequado de materiais e trabalhando para mudar um cenário no qual o lixo eletrônico já representa 5% do total de lixo no mundo.
 
Após a coleta, todo o material recolhido será enviado para as centrais de manufatura reversa que irão separar e reaproveitar os diferentes componentes dos produtos, fazendo com que retornem ao processo produtivo e reduzindo a necessidade de extração de novos elementos da natureza.