FecharX

Projeto dá destaque a mulheres notáveis ignoradas pelos livros de História

A publicação fará releituras fotográficas de 100 personagens femininas que lutaram, cada uma a seu modo, pela igualdade de direitos



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
21/11/17 às 21:27
Atualizado em 01/02/19 às 19:13


Isis Medeiros/Levante Popular da Juventude

Se estende até o próximo sábado (25) o financiamento coletivo pelo catarse do livro “100 Mulheres Cabulosas da História”. A obra é organizada por mulheres do coletivo Levante Popular da Juventude e tem como proposta homenagear mulheres que fizeram a diferença, mas não tiveram o destaque nos livros de história. 

Nomes como Elza Soares, Nina Simone, Angela Davis, Maria Carolina de Jesus, Maria da Penha e Marie Curie estão entre as representadas pelo ensaio fotográfico. Jovens entre 20 e 30 anos posaram para a câmera. O objetivo é contar a história de mulheres que foram pioneiras na política, na ciência, nos meios artísticos e nas revoluções.  

O projeto Mulheres Cabulosas da História começou com a proposta de fazer a releitura de 70 mulheres. Dessas, foram representadas 43, a princípio. O ensaio inicial ganhou visibilidade, o número de mulheres aumentou para 100 e acabou se tornando uma exposição itinerante que já passou por escolas, universidades e espaços públicos de Belo Horizonte.

“Isso deu um gás para continuar o projeto e agora estamos na reta final do financiamento coletivo. Nosso objetivo é dar visibilidade a mulheres que fizeram coisas incríveis, mas que foram invisibilizadas nos livros de história”, detalha Isis Medeiros, fotógrafa e uma das organizadoras do projeto. 

Todas as jovens fotografadas, segundo Isis Medeiros, continuam, de alguma maneira, a luta das mulheres que fizeram história no Brasil e em outros países. “Essas jovens que estão representando as ‘mulheres cabulosas’ continuam a saga porque todas estão envolvidas na luta pela garantia de direitos. São mulheres corajosas, com uma história de luta viva”, explica.

O livro “100 Mulheres Cabulosas da História” reunirá 100 fotografias em preto e branco e cada imagem vai ser acompanhada de uma mini biografia da mulher personagem. Além disso, a obra descreve todas as jovens fotografadas. O intuito do coletivo é lançar o livro em março de 2018.

Como participar do financiamento coletivo

Podem ser feitas contribuições que variam de R$ 10 até R$ 1 mil. Quem contribui pode ter seu nome no livro, ganhar postais das mulheres, pôsteres, camisas e ecobags. Para contribuir com a realização do projeto
CLIQUE AQUI.