FecharX

"Ler em Família" leva monitores às casas de crianças para praticar leitura com pais e filhos

Projeto é realizado por meio de uma parceria do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente com a Fundação Municipal de Cultura



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 142833 estudando
Redação Sou BH
29/06/15 às 14:31
Atualizado em 01/02/19 às 19:20

O Projeto "Ler em Família" quer promover a leitura entre pais e filhos e estimular o hábito nas crianças desde a primeira infância, estendendo esse estímulo aos familiares. Criado em parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), o projeto irá providenciar a aquisição de livros adequados a crianças de até 6 anos e outras publicações para orientação aos familiares, bem como a contratação de monitores. 

Os monitores irão até as casas das crianças para ler junto com elas e seus pais ou responsáveis. A proposta é utilizar a leitura como mecanismo de promoção da cidadania e resgate da relação com a criança em famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, além de ser um canal de promoção e acesso à cultura. 

A execução do projeto começa em agosto e envolverá, inicialmente, o público das bibliotecas de seis centros culturais: Liberalino Alves de Oliveira, Alto Vera Cruz, Vila Santa Rita, Urucuia, Venda Nova e Zilah Spósito, além de entidades registradas no CMDCA que se localizam no entorno dos centros culturais. Em breve, o projeto será ampliado para as 20 bibliotecas públicas municipais da capital.

O lançamento do projeto foi realizado durante o 1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH), no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal. O investimento inicial para a iniciativa será de R$ 200 mil, oriundos do Fundo Municipal para Criança e Adolescente.