FecharX

Leitura dramática de Tchekhov de graça no Memorial

<p>Grupo Officina Multimédia apresenta mais uma edição do programa Leitura Rara</p>



Créditos da imagem:
Main 2406 memorial
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

Amanhã (26), o Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640 - Funcionários), integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, apresenta a terceira edição do programa Leitura Rara. O Grupo Oficcina Multimédia apresenta a leitura dramática do texto ?Os males do tabaco?, de Anton Tchekhov, a partir das 19h30. A curadoria é de Anderson Aníbal e o evento tem entrada franca e está sujeita à lotação do espaço.

A peça ?Os Males do tabaco?, escrita em 1902 pelo russo Anton Tchekhov, constitui uma obra prima da dramaturgia mundial e possui as marcas típicas da poética tchekhoviana: a brevidade, a economia de procedimentos, a linguagem despojada e irônica, o humor e o aprofundamento psicológico das personagens. Por se tratar de um monólogo, ficou por muito tempo desconhecida pelo grande público.

?Os Males do Tabaco? é uma peça que retrata a vida de um homem amargo e de aparência gasta que é obrigado pela sua esposa, com quem partilha um casamento há mais de 30 anos, a fazer uma conferência para fins beneficentes acerca dos malefícios do uso e abuso do tabaco.
Todavia a sua vida privada acaba por ser o tema principal da conferência que está a apresentar. A obra foca os maus-tratos vindos da sua mulher, o desprezo vindo das suas filhas e o trabalho de escravidão a que é obrigado.

O Grupo Oficcina Multimédia foi criado em 1977 pelo compositor Rufo Herrera, e, desde então, se propõe a desenvolver um projeto de encenação que prioriza a pesquisa interdisciplinar e o aprimoramento da construção de uma linguagem multimeios. Em 1983, Ione de Medeiros assume a direção mantendo a coerência com a proposta original e seus princípios norteadores ? flexibilidade na escolha de fontes referenciais para as montagens, compromisso com a busca de formação e informação, com a liberdade de expressão criativa e com o risco e a experimentação.

O projeto Leitura Rara acontece mensalmente e traz a leitura de textos dramáticos inéditos ou que tiveram poucas chances de serem apreciados em montagens que passaram por Belo Horizonte, oferecendo aos artistas mineiros e ao público em geral, oportunidade única de terem contato com obras de grande valor artístico da dramaturgia mundial.