FecharX

Kalil sendo Kalil: Prefeito é gravado dando dura em construtora e vídeo viraliza

Conhecido por seu jeito irreverente desde os tempos de dirigente futebolista, gestor repercute na internet



Créditos da imagem: Gercom Norte
Main 214535 6756273293 3c648bf15f o
Redação Sou BH
01/03/18 às 22:25
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Por Júlia Alves

Conhecido por suas frases de efeito e seu estilo direto, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) se tornou assunto nas redes sociais nos últimos dias justamente pelas características peculiares. Um vídeo no qual o administrador municipal aparece dando uma dura em uma construtora foi publicado na internet e já foi visto por milhares de pessoas. O episódio ocorreu no último dia 21.

“Eu não aguento mais reclamação de tapa-buraco em Venda Nova”, esbraveja Kalil durante uma ligação telefônica, flagrada pela filmagem. A pauta da conversa era a quantidade de buracos na região de Venda Nova e a suposta inércia da empresa responsável por corrigir essas falhas no asfalto. O administrador municipal é acompanhado pela vereadora Nely (PMN). “Ou eles vão trabalhar e tapar buraco ao vamos tomar o contrato deles e passar para outro”, completa o chefe do Executivo de BH.

O “eles” da frase de Kalil se refere à Contorno Construtora de Obras LTDA. A empresa é uma das construtoras responsáveis pelas obras de tapa-buraco e recapeamento das vias nas nove regionais de BH.

A reação

Após o vídeo ter se popularizado no Twitter e no Facebook, alguns belo-horizontinos reagiram ao conteúdo também nas redes sociais. Na página oficial da vereadora Nely, que publicou originalmente o vídeo, comentários apoiando o prefeito e outros ainda insatisfeitos com as obras de tapa-buraco a capital se destacaram. 

No Twitter, o jeitão do Kalil também repercutiu. "Nossa! Que bonito! Queria ver essa "machesa" toda com as empresas de ônibus. Até pq, ônibus sem freio com passagem cara ele só conseguiu empresa pra "investigar" em ano eleitoral", ironizou Luiz Junior, se referindo ao acidente envolvendo um coletivo no Barreiro que deixou cinco mortos. "O Brasil precisa de um Homem assim", elogiou Raphael Reis.

De acordo com a parlamentar, dois dias após a publicação do conteúdo a empresa já estava na rua José Baluarte, no bairro Céu Azul, para retomar as intervenções. “A reunião foi na quarta, no mesmo dia já publicamos o vídeo em nossa página, e na sexta a empresa já estava na rua mencionada pelo prefeito realizando as intervenções necessárias”, afirma Nely ao SouBH.

Operações tapa-buraco

No ano passado, a capital registrou 12.861 obras de tapa-buraco em suas nove regionais. Com 2.722 intervenções, a região Oeste lidera as operações, seguida pelo Barreiro, com 2.196, e Pampulha, com 1.869. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI), em 2017, foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões nesse tipo de serviço.

“Eu estava recebendo várias reclamações sobre buracos em Venda Nova. Por isso, durante a reunião de quarta, trouxe o assunto para a pauta com o prefeito, que imediatamente fez a ligação para a empresa [Contorno Construtora de Obras LTDA] responsável”, afirma a Vereadora Nely. Além de Venda Nova, a parlamentar ainda afirma que os moradores da Pampulha têm reclamado de buracos e a acionaram por meio de suas redes sociais para tratar do problema.

O serviço de tapa-buracos é realizado em cada regional por meio de licitações. As empresas que ganharem ficam responsáveis pelas obras de manutenção e recapeamento das vias. Com o prazo de cinco dias para concluir as obras, a empresa tem a responsabilidade de manter as vias da Administração Regional correspondente isenta de buracos durante todo o período de vigência do contrato, que é de um ano.

A PBH ainda informa que o cidadão pode solicitar o serviço de tapa-buracos através dos canais oficiais de atendimento disponíveis aqui, no aplicativo BH Resolve Mobile, no BH Resolve e nas sedes das regionais ou pela Central de Atendimento Telefônico 156.