FecharX

Kalil apoia exposição: 'Não acredito que nenhum homem do século 21 se choque de verdade'

Mostra de Moraleida está causando grande comoção entre grupos conservadores e artistas de BH



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
10/10/17 às 14:36
Atualizado em 01/02/19 às 19:09


Adão de Souza/PBH

Durante visita à exposição “Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina”, de Pedro Moraleida, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) demonstrou seu apoio à mostra e comunidade artística de BH. As obras são alvo de protestos e tentativas de censura por parte de grupos conservadores da capital. A visita ocorreu na segunda-feira (9) no Palácio das Artes, e o prefeito reafirmou o papel da arte na abordagem de temas como gênero e religião.

Durante uma visita de cerca de 15 minutos, Kalil defendeu a liberdade de expressão de artistas e suas obras, além de avaliar a exposição como normal. “A obra é absolutamente normal, não acredito que nenhum homem do século 21 se choque de verdade com o que viu aqui. Nem se fosse mais chocante do que é, porque não é, aqui é o lugar disso”, pontuou o prefeito.

Alexandre Kalil ainda abordou a importância de ambientes voltados para a arte e como essas obras são essenciais para a discussão dos temas tratados por Moraleida. “Aqui é o lugar de se colocar arte, aqui é o lugar de se colocar gênero, aqui é o lugar de se colocar religião, não em escolas”, declarou.

A visita do prefeito aconteceu após vários protestos contra e a favor da mostra. No mesmo dia, apoiadores de Moraleida e suas obras protestaram no interior e na calçada do Palácio das Artes, que abriu a exposição antes do previsto devido à grande procura do público.

Encabeçando os protestos dos grupos conservadores de BH, o parlamentar Jair Di Gregório emitiu uma nota de retratação pública após polêmica envolvendo vídeo gravado pelo vereador de professora e alunos menores de idade que visitavam o Palácio das Artes, insinuando que a excursão visitava a obra de Moraleida.