FecharX

Itinerários dos ônibus metropolitanos serão estudados para verificar demanda dos usuários

Objetivo é saber a necessidade de um redesenho dos itinerários ou a modificação do número de ônibus circulando aos domingos



Créditos da imagem: Bernadete Amado/Agência Minas
Main 193323 6 ok
Redação Sou BH
08/06/18 às 19:40
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

Por Júlia Alves

Os hábitos dos usuários do transporte público metropolitano de BH serão estudados com o objetivo de verificar a frequência de utilização aos domingos e feriados. Com a pesquisa “Para onde vou”, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) vai atualizar os dados sobre os deslocamentos de origem e destino da população, podendo modificar os itinerários e o número de ônibus circulando nesse período.

Os principais objetivos são verificar a acessibilidade dos usuários à rede de domingo e se o fluxo de passageiros demanda itinerários semelhantes aos realizados nos dias úteis. De acordo com a Setop, ainda não está confirmado o aumento ou a diminuição do número de ônibus.

“Vamos verificar se o número de ônibus que rodam aos domingos e feriados atende à demanda de usuários. Não está previsto ainda o aumento ou diminuição, pode haver um redesenho dos itinerários visando atender melhor os locais com as maiores demandas”, afirma ao SouBH a assessoria da Setop.

Ainda segundo a secretaria, somente após o resultado da pesquisa será possível saber se é necessário fazer um novo esquema para os ônibus metropolitanos que circulam aos domingos e feriados. “Já sabemos que aos domingos e feriados não existe uma demanda muito grande. Então estamos buscando dar um melhor acesso aos passageiros que utilizam nesse período, e saber se é necessário fazer um novo esquema e um redesenho do itinerário”, pontua o órgão.

Como participar

A pesquisa, contendo dez perguntas diretas e objetivas, foi disponibilizada no site da Setop e poderá ser acessada para participação até o dia 30 de junho deste ano. Não é necessária identificação e o espaço para as respostas abertas deve ser utilizado apenas para responder às perguntas realizadas.

As demais demandas, sugestões, críticas e elogios devem ser encaminhadas para o e-mail participacao@transportes.mg.gov.br.

O Sistema Metropolitano de Transporte de Belo Horizonte opera com uma frota de 2.643 veículos, 645 linhas e transporta uma média de 660 mil passageiros/dia. Aos domingos, a média de passageiros transportados é 189,1 mil/dia.

Com Agência Minas