FecharX

Instituições de BH aderem ao Outubro Rosa

Santa Casa, Instituto Mário Penna e Oncomed atuam na prevenção ao câncer de mama



Créditos da imagem: Rodrigo Allmeida
Main outubro rosa santa casa bh   foto de rodrigo allmeida 20141002133855
Santa Casa BH está iluminada de cor de rosa
Redação Sou BH
02/10/14 às 13:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

A campanha do Outubro Rosa, que busca a conscientização para as medidas de prevenção contra o câncer de mama, ganha mais força em Belo Horizonte com a atuação de três grandes instituições de saúde da cidade: o Instituto Mário Penna, a Oncomed e a Santa Casa.

Referência em oncologia no Estado, o Instituto Mário Penna (IMP) irá edobrar os esforços de comunicação, com a ajuda de parceiros e de toda a sociedade, para a importância de diagnosticar e prevenir a doença, que é o segundo tipo de câncer com maior incidência no mundo e o mais frequente nas mulheres.

Este ano, a campanha do IMP alerta para um dado preocupante, o de que muitas mulheres não realizam o exame por medo de encontrar algum nódulo ou por falta de informação. As ações desenvolvidas nas ruas, em eventos, empresas, sites, blogs e redes sociais trarão o conceito “Certas coisas não devem ser vistas antes da hora. O câncer, sim”, que destaca a importância do diagnóstico precoce, capaz de aumentar em 95% as chances de cura.

O site do IMP e suas unidades estão com a cor do movimento, o rosa, além de informações importantes sobre os cuidados que se deve ter e sobre como realizar o exame de mamografia, para a detecção da doença. A página no Facebook também traz as peças publicitárias para estimular a participação da população, empresas e entidades na prevenção do câncer de mama.

Já a Oncomed BH, clínica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, participa com iniciativas de valorização e conscientização da sociedade. Durante todo o mês, terá sua fachada iluminada por refletores com a cor rosa, chamando a atenção para a campanha.

Paralelo a isso, realizará várias ações internas: os médicos vão receber um broche com lacinho rosa e as colaboradoras um lenço rosa que deverão ser usados todo o mês; mensagens com informações sobre o câncer de mama estarão disponíveis em toda clínica e também para os pacientes; serão promovidos encontros e bate-papo com profissionais das áreas de nutrologia, cuidados pessoais, automaquiagem, perucas, amarração de lenços e turbantes, incentivando a prevenção; serão realizadas apresentações de ballet clássico nos andares de medicação, além de intervenções da Trupe da Alegria (grupo de colaboradores da Oncomed BH que se dedicam a animar as sessões de medicação dos pacientes da clínica), que vão reforçar a importância da campanha.  Por fim, ainda está previsto um Workshop de Consultoria de imagem e Alimentação saudável, aberto para pacientes em tratamento.

A clínica também é parceira da 1ª Caminhada Outubro Rosa – Toque de Amor, que acontece do dia 26 de outubro, em Belo Horizonte, com o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de se prevenir contra o câncer de mama.

Finalmente, a Santa Casa BH, o mais representativo prédio da região hospitalar de Belo Horizonte, ganha iluminação especial em apoio à campanha Outubro Rosa. Outros prédios da capital, como o Palácio da Liberdade e o conjunto arquitetônico da Praça da Estação, também participam do movimento com iluminação especial.

O Outubro Rosa surgiu quando laços cor-de-rosa, idealizados pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, foram distribuídos aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, o laço simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O projeto alcançou projeção internacional, motivando diversos povos em torno da causa. A iluminação rosada no mês de outubro assumiu um importante papel, tornando-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo.