FecharX

Implantação das novas placas do modelo Mercosul é adiada em Minas

O Detran solicitou a alteração do prazo no estado devido às mudanças recentes no modelo



Créditos da imagem: Antônio Cruz/Agência Brasil
Main 171810 carros antonio cruz ebc
Redação Sou BH
30/11/18 às 17:52
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

A implantação das novas placas padrão Mercosul foi adiada em Minas Gerais. Em comunicado, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) solicitou a alteração do prazo no estado devido às mudanças recentes no modelo da placa. A nova data ficou para 17 de dezembro.

A Polícia Civil encaminhou, na última quinta-feira (29), ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a solicitação.  “Devido às alterações recentes que foram noticiadas para retirada dos brasões de municípios e bandeiras dos Estados, das placas Mercosul, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) esclarece que solicitou extensão do prazo para cumprir as Resoluções 729 e 733 do Denatran”, afirma o órgão em nota.

Seguindo a justificativa, o Detran publicou nesta sexta-feira (30), no Diário IOF-MG, a Portaria 1735/18 que altera o artigo que previa o início da implantação das novas placas para este sábado (1º). Dessa forma, o órgão garante um prazo maior – de 16 dias – para a implantação, em todo o estado, o novo modelo de placa.



Divulgação/Ministério das Cidades

Histórico

Em maio, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a produção das placas de identificação dos veículos brasileiros no padrão dos países do Mercosul. As novas placas deveriam ser implementadas em todo o Brasil até 1º de dezembro deste ano em veículos a serem registrados, que estejam em processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição das placas. 

A resolução também trazia as regras e requisitos de credenciamento das empresas responsáveis pela produção, estampa e o acabamento final das placas veiculares. As empresas só poderão produzir e comercializar as placas se forem credenciadas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para veículos já emplacadas, a troca será opcional. As novas placas são revestidas com película retrorrefletiva e têm fundo branco com margem superior azul. Além de estampar a bandeira brasileira com o símbolo do Mercosul, o novo modelo mantém os atuais sete caracteres alfanúmericos e apresenta ainda Quick Response Code (QRCode) e número de ID único para coibir fraudes.

Com Agência Brasil