FecharX

Iluminação pública de BH deve ser totalmente renovada até o final de 2020

Prefeitura estima a substituição de 182 mil pontos de iluminação por lâmpadas de LED



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
07/01/18 às 15:32
Atualizado em 01/02/19 às 19:18


Divulgação/PBH

Você já notou alguma diferença na iluminação pública em sua região? As lâmpadas de vapor de sódio das áreas públicas de BH estão sendo trocadas por modelos de LED. Oito equipes em dois turnos de trabalho realizam a troca das lâmpadas nas vias públicas. O trabalho foi iniciado em dezembro e vai priorizar áreas com maior índice de incidentes causados pela baixa iluminação, seguindo para as outras áreas da capital.

As lâmpadas de LED iluminam mais, consomem menos e têm maior durabilidade. A mudança, que partiu de uma audiência pública da Câmara Municipal no ano passado, começou na região de Venda Nova e na última quinta-feira (4) chegou ao Barreiro. O bairro Santa Helena foi o primeiro contemplado na região.

O cronograma da iluminação pública de Belo Horizonte prevê a substituição de 182 mil pontos por luminárias LED até o final de 2020. Segundo a PBH, as regiões de Venda Nova, Barreiro e Norte já estarão totalmente modernizadas – com aproximadamente 50 mil pontos funcionando – até agosto deste ano.

Após a substituição, as novas luminárias de LED podem gerar uma maior economia na conta de energia elétrica da iluminação pública da prefeitura, além de atender as normas de iluminação brasileira, a ABNT 5101. A modernização é realizada pela BHIP, concessionária de Iluminação Pública do município e está sendo acompanhada pela Diretoria de Iluminação Pública (DILP) da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI). 

Com Prefeitura de Belo Horizonte