FecharX

Igrejinha da Pampulha passará por obras de recuperação; local deve ficar fechado por um ano

O projeto de revitalização também englobará outras estruturas que integram o Conjunto Moderno



Créditos da imagem: Divino Advincula/PBH
Main 184924 35078423 354291968308838 969063437952876544 n
Redação Sou BH
11/06/18 às 18:54
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

A Igreja de São Francisco de Assis, também conhecida como Igrejinha da Pampulha, vai passar por obras de revitalização neste ano. Com início previsto para este mês, o local terá reformulações estruturais com orçamento de R$ 1.075.664,46 e permanecerá fechado por pelo menos um ano. As obras fazem parte do acordo com a Unesco para restauração do Conjunto Moderno da Pampulha após sua nomeação como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O projeto de revitalização deve contar com intervenções no Museu de Arte da Pampulha previstas para 2019, ainda sem valores divulgados. As outras estruturas que integram o Conjunto Moderno também receberão melhorias. Toda a primeira fase do planejamento estratégico dessa reforma será entregue pela Prefeitura de Belo Horizonte depois da Copa do Mundo de 2018. A previsão é que a manutenção das águas da Lagoa da Pampulha e outros ajustes na infraestrutura também sejam incluídos no plano.

Como será a obra na Igreja?

Com enfoque estrutural, serão feitos serviços de revisão e tratamento das juntas de dilatação da cobertura, impermeabilização e substituição do forro da nave que é afetada por infiltrações, além da limpeza da fachada e preservação das pastilhas e azulejos que compõe a Igreja. A sacristia, o piso de mármore, as pinturas, o painel de madeira, os vidros frontais e outros pontos da edificação também passarão por recuperação.

Após o fim das obras que visão a recuperação das estruturas físicas do prédio, também será realizada a restauração dos jardins da Igrejinha.

A obra terá duração estimada de um ano e a Igreja permanecerá fechada para visitação e eventos durante todo o período. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura Romulo Avelar, o fechamento do local é importante para a manutenção do conjunto.

“A restauração é fundamental para a integridade de um dos bens mais emblemáticos do Conjunto Moderno da Pampulha. O fechamento da Igrejinha neste período é uma ação necessária para a preservação da edificação”, pontua o presidente.

Além do plano

A partir do Plano de Gestão de 2015, utilizado para a candidatura do Conjunto ao título de Patrimônio Mundial da Unesco, outros desmembramentos serão feitos para garantir a conservação do patrimônio. Ao lado das medidas preservacionistas, o plano para o Conjunto deve incluir a melhoria da infraestrutura turística, integrando outros setores. A exemplo dos transportes e estacionamentos da região, o conforto dos turistas e visitantes, além de uma melhor articulação entre usuários, moradores, turistas e comerciantes.

Os Jardins de Burle Marx também devem passar por melhorias e reformas dentro desse plano de restruturação proposto. O prazo e os valores da obra ainda não estão previstos.