FecharX

Horizonte Blues Festival no Cine Theatro

6ª edição do evento será realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto



Créditos da imagem: Divulgação
Main audergang 20140825184351
Audergang é atração do Horizonte Blues Festival
Redação Sou BH
25/08/14 às 18:44
Atualizado em 01/02/19 às 19:53

Depois da bem sucedida abertura do Horizonte Blues Festival no Stonehenge Rock Bar no último sábado (23), a 6ª edição do evento ocupa agora o Cine Theatro Brasil Vallourec nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

No dia 26 de agosto, terça-feira, o Teatro de Câmara Cine Theatro Brasil Vallourec é palco de Jam Session que vai reunir gerações do Blues Mineiro. Alguns nomes que compõe esta jam session são os guitarristas Bruno Marquez, Gustavo Andrade, Auder Jr. e Alexandre Araujo, os bateristas Chris e Ary,  contra-baixo de Márcio, Leo Javali e Ney Fiúza.

Já no dia 27 de agosto, quarta-feira, às 20h30, o Teatro de Câmara Cine Theatro Brasil Vallourec recebe o lançamento do CD “Nothing but the Blues” de Bruno Felix & Voodoo kings. Bruno Felix é guitarrista, cantor e compositor de blues, além de poeta mineiro. O blues rock deste brasileiro é contagioso, cada faixa do disco possui um groove diferente e as guitarras gravadas com paixão, tornam claras as influências do músico, que vão de Robert Johnson a Eric Clapton, através de BB King, Stevie Ray Vaughan, John Lee Hooker e outros.

Outra atração do dia 27 de agosto é o novo trabalho do violeiro Renato Caetano, também compositor, professor e mestre em Música pela UFMG. Em “Viol(A)cão” Renato Caetano se refere tanto à fusão das palavras Viola e Ação, quanto à própria palavra Violação. Trata-se de uma quebra da visão “bucólica” da viola como instrumento caipira, religioso, tradicional, imutável, sagrado.

Para encerrar o Horizonte Blues na capital mineira, dia 29 de agosto, sexta-feira, às 20h30, o Grande Teatro do Cine Theatro Brasil Vallourec recebe Noite de Gala com espetáculo musical Divas & o Blues, com a participação de 12 cantoras (Alcione Alves, Paloma Santos, Tania Azzy, Melissa Rocha, Manu Andrade, Lublues, Luciana Mata, Hilmara Fernandes, Roberta Magalhães, Fabi Metzer, Kicila e Paula Sete), acompanhadas da HBF Big Band formada especialmente para este espetáculo composta por: Paulinho Reis e Bruno Marques guitarristas e produtores musicais do espetáculo; Rudney Carneiro – Bateria; Marcus Marangon – C.Baixo; Osmar Souza – Harmônica; Liuam Cardoso – piano & keyboard com participações pontuais dos músicos convidados; Thiago Barrez – guitarrista atua no cenário nacional seja em gravações de estúdio ou shows; Amanda Nunes – c. baixo atua em trabalhos autorais da banda feminina Kwanna,; Raissa Uchoa –  c.baixo atua com destaque com o baixo acústico em projetos de Blues; Larissa Horta -  c.baixo atua hoje acompanhando o trabalho autoral da  cantora Fernanda Takai.

Além disso, haverá exibição do documentário Blues Horizonte da Bluesman Group Produções, O documentário relata a cena da música blues em Belo Horizonte - Minas Gerais, desde a década de 80 até os dias de hoje.

Para finalizar as atrações do último dia do Horizonte Blues, haverá show do guitarrista Auder Jr com a banda belo-horizontina Audergang, consolidada como um dos destaques do blues brasileiro. A banda já se apresentou ao lado de grandes nomes do gênero, como Johnny Winter, Celso Blues Boy e Mark Farner (Grand Funk Railroad), e tem ganhado o país com seu elogiado trabalho autoral e virtuosas apresentações ao vivo. Além da presença em importantes palcos e festivais brasileiros, em 2012 a banda foi finalista do Play Crossroads, concurso fundado pelo ícone Eric Clapton, e em 2013 gravou participação no programa internacional BalconyTV. Atualmente a banda está em processo de produção do seu segundo álbum autoral, que deve ser lançado no segundo semestre de 2014.

O Horizonte Blues festival surgiu em 2004 e tem como idealizador desde sua primeira edição, o produtor e baterista Aristóteles Caetano (Ary). A partir de sua experiência em acompanhar, tocar e coproduzir festivais, Ary fez perceber a evidência de que nenhum ensaio crítico sobre o blues substitui o contato direto do público com a música. Dessa forma o festival tem como objetivo mostrar estes artistas para outras regiões e contextos socioculturais da capital mineira, promovendo assim a disseminação cultural do Blues e popularizando sua incontestável influência na cultura musical, impulsionando a valorização do maior patrimônio do ser humano: o conhecimento.