FecharX

Termina o Horário de Verão

Dez estados brasileiros e o Distrito Federal atrasaram os relógios em uma hora



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 135957 horario de verao
Relógios devem ser atrasados em uma hora
Redação Sou BH
23/02/15 às 00:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Os moradores das regiões Centro-Sul, Sul e Sudeste atrasaram os relógios em uma hora à meia-noite de domingo para marcar o fim do horário de verão. O Governo analisava a possibilidade de estender o horário de verão até março, devido a crise de água que o Brasil enfrenta. Mas a possibilidade foi descartada após estudos indicarem que a economia de energia seria muito pequena.

A medida ativa desde 19 de outubro de 2014, visa diminuir o consumo de energia nos horários de pico aproveitando a luz solar por maior tempo. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal aderiram à medida. 

Nos 126 dias de vigência da medida, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig verificou, em sua área de concessão, uma redução diária da demanda máxima de 4,0%, o que equivale a 350 MW.

Essa demanda é suficiente para atender uma cidade de 750 mil habitantes, equivalente à soma das cidades de Juiz de Fora e Sete Lagoas (MG). Além disso, com relação ao consumo de energia, foi obtida uma economia de 0,5%, que representa 108.000 MWh, durante todo o período do Horário de Verão. Essa economia é suficiente para abastecer Belo Horizonte durante nove dias.