FecharX

Horário de verão acaba neste domingo

É preciso atrasar os ponteiros em um hora



Créditos da imagem: Camila Saraiva/Sou BH
Main camila saraiva por do sol  2
Redação Sou BH
15/02/19 às 13:56
Atualizado em 15/02/19 às 13:59

Neste domingo, os brasileiros vão voltar a rotina normal, sem o horário de verão. A partir da zero hora do dia 17 de fevereiro, é preciso atrasar o relógio em uma hora.

Este pode ser o último horário de verão no país durante os próximos anos. Segundo a Secretaria de Energia Elétrica (SEE) do Ministério de Minas e Energia (MME), estudos feitos em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que a economia para o setor é quase nula. “A aplicação da hora de verão, nos dias de hoje, não agrega benefícios para os consumidores de energia elétrica, nem tampouco em relação à demanda máxima do sistema elétrico brasileiro, muito em função da mudança evolutiva dos hábitos de consumo e também da atual configuração sistêmica do setor elétrico brasileiro”.

Ainda assim serão feitas novas análises técnicas dos resultados do ciclo 2018/2019 que serão encaminhadas à Presidência da República, que decidirá manter ou não o horário brasileiro de verão.  

De acordo com o Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo Decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a hora de verão no Brasil sempre acontece a partir de zero do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional.