FecharX

Hábitos saudáveis ajudam a evitar e controlar o diabetes

<p>O Dia Mundial do Diabetes é comemorado nesta quinta-feira, dia 14</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 2 diabetes
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:53

Perda de peso, visão borrada, sede excessiva, fadiga, micção frequente e fome recorrente são alguns dos sintomas do diabetes, doença que afeta cerca de 13 milhões de brasileiros. Neste Dia Nacional de Combate ao Diabetes, é importante lembrar alguns cuidados para prevenir a doença, que é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue e pela incapacidade do organismo de produzir a insulina, hormônio responsável por levar a glicose da corrente sanguínea até as células dos músculos, de gordura e do fígado, onde esse açúcar é utilizado como fonte de energia. Em Minas, mais de 1,3 milhão de pessoas têm diabetes.

Segundo a coordenadora da Rede de Hipertensão e Diabetes da SES-MG, Flávia Gomes de Carvalho, ter hábitos saudáveis de vida é essencial para evitar o diabetes e prevenir complicações. ?Praticar atividade física regularmente, consumir com regularidade frutas e verduras, diminuir o consumo de gorduras, evitar ficar mais de 3 horas sem se alimentar são ações que evitam a doença, e para o portador do diabetes estas medidas previnem complicações?, explica.

As formas mais populares da doença são o tipo 1, 2 e Gestacional. O tipo 1 costuma ser diagnosticado na infância e se manifesta quando o organismo deixa de produzir a insulina. São necessárias injeções diárias do hormônio. Por sua vez, o tipo 2 compreende a maioria dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em adultos e é caracterizada pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas.

Sua ocorrência está ligada ao sedentarismo, má-alimentação, obesidade, estresse e tabagismo. Por fim, na diabetes gestacional, a alta quantidade de glicose na corrente sanguínea é ocasionada pela gravidez. Mulheres com diabetes gestacional têm alto risco de desenvolverem diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Tratamento

Estão disponíveis em toda a rede pública e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) medicamentos hipoglicemiantes orais e insulinas para o tratamento do diabetes mellitus.  Para pacientes portadores do diabetes tipo 1, 2 e gestacional, também estão disponíveis tiras reagentes que indicam a quantidade de glicose no sangue. Especificamente para portadores com o tipo 1 e gestacional, são distribuídas três unidades por dia. Para o tipo 2, o paciente tem direito a uma unidade por dia.

De acordo com a Referência Técnica da Assistência Farmacêutica da SES-MG, Maria Luisa da Costa Machado, além dos medicamentos para tratar a doença, o paciente tem direito ao aparelho de medição da glicose. ?Para o recebimento das tiras reagentes e dos aparelhos glicosímetros, os portadores do Diabetes tipo 1, 2 e gestacional devem estar cadastrados no questionário de Triagem do Sistema de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica/SIGAF?, orienta.

Ainda de acordo com Maria Luisa, ?para o paciente ter acesso aos medicamentos do componente básico na unidade da Rede Farmácia de Minas ou nos postos de saúde, é necessário apresentar documento de identificação e prescrição médica ou documentação específica definida pela Secretaria Municipal de Saúde do município?, finaliza.

O tratamento por meio de medicamento aliado aos hábitos de vida saudáveis possibilita ao diabético melhor qualidade de vida, além de reduzir os sintomas e impedir as complicações relacionadas à doença, como ocorrências de infartos, lesões na retina, insuficiências renais, doenças cerebrovasculares, vasculares periféricas e neuropatias. 

Com Agência Minas