FecharX

Grupo de ciclistas vai passar pela Savassi nesta noite

<p><span>Pedalada é parte de movimento para repensar a locomoção nos grandes centros urbanos</span></p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 18:58

Nesta sexta-feira (22), às 19h, um grupo de ciclistas irá se reunir na Praça da Estação, no Centro de BH, e, de lá, seguir em pedalada pela cidade. O evento é o encontro mensal da Massa Crítica, movimento que acontece em diversas cidades do mundo e reúne usuários de veículos sem motor.

Como explica o personal trainer Gabriel Castro, que participa do movimento, a Massa Crítica tem organização horizontal, não possuindo líderes ou porta-vozes oficiais. Os trajetos são decididos pelos próprios participantes no local dos encontros.

?Não existe trajeto pré-definido. Vamos chegar lá na hora e decidir. No mês passado, na Savassi, passamos pela Praça da Liberdade, avenida Cristóvão Colombo, avenida do Contorno e a rua Professor Morais. Agora vou sugerir que a gente passe pela avenida Getúlio Vargas, mas é tudo decidido na hora?, detalha.

Segundo Gabriel, o último encontro, em janeiro, reuniu mais de 120 pessoas. Para esta edição, a expectativa é de que compareçam cerca de 200 ciclistas ? mas o encontro é aberto para qualquer forma de transporte não motorizado.

?Em outras cidades do mundo onde o movimento é mais antigo e participam mais pessoas, como São Francisco ou Nova Iorque, tem gente que participa patins, à pe. Se um skatista quiser acompanhar é muito bem-vindo. Pode ir até de cavalo ? só não pode veículo com motor. Um dos slogans da Massa é mais amor e menos motor?, comenta.

Para Gabriel, que utiliza a bicicleta como meio de transporte, o movimento é uma forma de se repensar a lógica de transporte nas cidades.

?Já fui de casa para o Independência, que são 6 km de distância, assistir a um jogo utilizando as ciclovias. Gasto cerca de 20 minutos de bicicleta, menos do que um carro. Já existem muitos trechos com ciclovias em BH que se ligam uns aos outros. O que falta é ouvir mais o ciclista, pois quem pedala sabe o que pode dar certo e o que dá errado?, afirma.

Os encontros da Massa Crítica acontecem sempre na última sexta-feira do mês. A primeira edição da Massa Crítica ocorreu em São Francisco em 1992. Hoje, mais de 300 cidades ao redor do mundo recebem o evento.


Fonte: nasavassi