FecharX

Metroviários decidem pela continuidade da greve e metrô de BH funciona em escala mínima na quarta-feira

Em assembleia na tarde desta terça-feira, Sindimetro mantém a paralisação



Créditos da imagem: Divulgação/Sindimetro
Main 141502 whatsapp image 2018 05 29 at 10.24.55
Redação Sou BH
29/05/18 às 19:12
Atualizado em 01/02/19 às 19:35

Anunciada na última sexta-feira (25), a greve dos metroviários teve sua primeira paralisação nesta terça-feira depois das 9h30, conforme o previsto pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), organizador da greve. Para a quarta-feira, a paralisação se mantém.

Uma assembleia foi realizada na tarde desta terça-feira na Estação Central, na qual foram deliberadas as possíveis alterações judiciais que virão. Na mesma reunião, ficou estabelecida a continuidade da greve, o que significa que, na quarta-feira, o metrô também funcionará em escala mínima, das 5h30 às 9h30.

A reivindicação dos trabalhadores é a solução de conflitos no Dissídio Coletivo 2017-2018, cuja proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), segundo o comunicado, não paga totalmente a inflação do período e retira direitos trabalhistas. Uma tentativa de negociação já havia sido realizada na segunda-feira, quando a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o sindicato se reuniram no Tribunal Regional do Trabalho, mas não chegaram a um consenso. 

A CBTU, por sua vez, afirmou em nota já ter ajuizado uma medida cautelar junto ao TRT-MG. "A Companhia reitera que a decisão dos metroviários descumpre o acordo formalizado no Tribunal Regional do Trabalho, onde estabelece que, em caso de greve, o pico da tarde, de 16h30 às 20h", diz trecho da nota.

A BHTrans, a SETOP e a Transcon foram notificadas para que viabilizem a adequação das linhas de ônibus e o aumento no número de coletivos nos horários sem trem.