FecharX

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro abrirá votação popular

Três categorias participarão da escolha on-line feita pelo público



Créditos da imagem: Divulgação
Main 220858 premio
Premiação consagra os melhores filmes no cenário nacional
Redação Sou BH
07/09/16 às 18:32
Atualizado em 01/02/19 às 19:32

Um balde de pipoca, uma boa companhia e aquele filme passando na telona do cinema. Esse é um dos programas mais comuns no mundo todo. Agora, imagine assistir uma produção nacional e ainda votar na disputa do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. É possível.

A 15ª edição da premiação abrirá voto popular, a partir desta sexta-feira, para três categorias: melhor longa-metragem ficção, melhor longa-metragem documentário e melhor longa-metragem estrangeiro. A votação será feita pelo site da Academia Brasileira de Cinema, até 4 de outubro, data da cerimônia do evento, realizado na cidade do Rio de Janeiro.

O prêmio mais aguardado é o de melhor longa-metragem ficção, que tem oito indicados. São eles: “A história de eternidade”, “Ausência”, “Califórnia”, “Casa Grande”, “Chatô – O rei do Brasil”, “Que horas ela volta?”, “Sangue Azul” e “Tudo que aprendemos juntos”.

Ao todo, 31 produções estão concorrendo em 25 categorias. O filme “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert, é o líder da lista com 14 de indicações, seguido de “Chatô – O rei do Brasil”, de Guilherme Fontes, com 12.

Para quem não viu algum filme indicado ou quer revê-lo, a partir do dia 21 de setembro, salas de cinemas de Belo Horizonte reexibirão os indicados à voto popular. 

Confira a lista completa dos finalistas por categoria no site da Academia Brasileira de Cinema