FecharX

Gorilinhas nascidos no zoológico de BH terão festa especial de aniversário

Sawidi e Jahari completam um ano em 5 de agosto e 10 de setembro, respectivamente, e a comemoração será nos dias 12 e 13 de setembro.



Créditos da imagem: Herlandes Tinoco
Main 131939 filhotes gorilas herlandes tinoco
Filhotes vão completar um ano
Redação Sou BH
05/08/15 às 13:20
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

Os aniversários de um ano dos primeiros gorilas nascidos na América do Sul será de festa no zoológico de Belo Horizonte (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, na Pampulha). Sawidi e Jahari completam um ano em 5 de agosto e 10 de setembro, respectivamente, e a comemoração será nos dias 12 e 13 de setembro.

A programação inclui preparo de cupcakes especiais nutritivos para os filhotes e a exibição de um vídeo para o público, contendo o histórico do grupo de gorilas, com destaque para as características dos “gorilinhas”. Bate-papos sobre essa espécie ameaçada de extinção também serão realizados com quem passar nas proximidades do recinto. E quem quiser poderá escrever um bilhetinho para todos da família ou para os aniversariantes.

Grupo

O grupo de gorilas que vive hoje na FZB-BH foi formado em 2013 com a chegada de Leon, da Espanha, e de Lou lou, do Reino Unido. Eles se juntaram a Imbi, que já estava no Zoológico de BH desde 2011. Esse grupo de gorilas, da subespécie Gorilla gorilla gorila, também chamada, popularmente, de “gorila da planície ocidental”, cresceu em 2014, quase dobrando o número de indivíduos.

Lou Lou deu à luz Sawidi, cujo nome de origem tupi-guarani significa “amado, querido, desejado”, enquanto Imbi é mãe de Jahari, nome de origem africana que tem como significado “forte e poderoso”. Os dois nomes foram escolhidos com a ajuda do público por meio de votação pela internet.

Fonte: Portal Itatiaia