FecharX

Garis de BH farão curso para prestar primeiros socorros

Treinamento capacitará o atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 215905 shutterstock 210176137
40 garis da SLU serão capacitados em primeiros socorros
Redação Sou BH
01/06/16 às 22:08
Atualizado em 01/02/19 às 19:29

Garis da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) receberão, nesta sexta-feira, treinamento em ressuscitação cardiopulmonar (RCP). A medida visa capacitar os agentes de limpeza para socorro imediado nas ruas de Belo Horizonte, em casos de urgência. O curso acontece das 8h às 9h, na Gerência Regional de Limpeza Urbana Centro-Sul, no bairro Floresta.

A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), a American Heart Association (AHA) e a própria SLU. Serão demonstradas atitudes simples, mas que, se realizadas corretamente, em poucos minutos poderão salvar vidas.

Em casos de urgências cardíacas, a intervenção de uma pessoa com treinamento, mesmo que não seja profissional de saúde, pode até triplicar a chance de sobrevivência da vítima. Com o treinamento, as ruas de BH terão mais pessoas aptas ao possíveis atendimentos.

Inicialmente, quarenta garis serão contemplados com o curso em atendimento à parada cardíaca súbita, que prevê que a execução correta da RCP. Os instrutores do curso serão alunos de Enfermagem e Medicina da Liga de Simulação da Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG), coordenados por professora Monalisa Gresta, da Faculdade de Medicina e do Laboratório de Simulação.