FecharX

Foliões são orientados sobre cuidados com a rede elétrica

<p><span>Para que todos possam se divertir com segurança, a Cemig alerta a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica</span></p>



Créditos da imagem:
Main folioes sao orientados sobre cuidados com a rede eletrica
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:35

Várias cidades de Minas já estão em clima de folia e têm promovido, nos finais de semana, o tradicional pré-carnaval, que antecede a maior festa popular do país, que este ano ocorre entre 1º e 4 de março. Para que os foliões possam se divertir com segurança, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica.

Segundo o engenheiro de normalização e tecnologia da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, a montagem de palanques requer a atenção dos organizadores do evento devido à existência das redes elétricas aéreas e subterrâneas, caso seja necessário algum tipo de escavação. ?Os palanques devem ter sua altura calculada para não se aproximar da rede elétrica. A montagem e a desmontagem dessas estruturas devem ser feitas com cuidado para que nenhum material se aproxime dos fios da rede durante a movimentação", explica.

Também deve haver muita precaução com as emendas dos fios usados em ligações provisórias de barracas ou equipamentos de som. Nestes casos, deve-se usar sempre um elemento isolante e com boa capacidade de proteção contra descarga elétrica e somente profissionais qualificados e com a autorização da Cemig podem realizar esse serviço. ?Não é permitido fazer ligações clandestinas, pois o risco de acidentes é muito grande. Existem casos em que esse procedimento irregular já causou incêndios com pessoas feridas?, destaca Demétrio.

O engenheiro alerta ainda sobre o prazo de atendimento para ligações provisórias. Segundo o especialista, o ideal é que os requerimentos sejam enviados à Cemig com, no mínimo, 10 dias de antecedência. Outro cuidado diz respeito à instalação de equipamentos elétricos, como aparelho de som e refrigeração. O engenheiro atenta para a necessidade de manter esses equipamentos distantes de duchas, piscinas ou qualquer ambiente onde houver água.

Serpentinas metálicas

A comercialização das serpentinas metálicas está proibida desde 2012, pela Lei Estadual 20.374. Em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. A Cemig chama a atenção da população sobre os perigos da utilização de serpentina metálica e os riscos de acidente com a rede elétrica.

?As serpentinas têm partículas metalizadas e, quando concentradas, elas podem causar curto-circuito nas redes de alta-tensão e provocar acidentes. Por precaução, as pessoas não devem atirar nenhum objeto em direção àrede elétrica?, ressalta Demétrio.

Fonte: Agência Minas