FecharX

FIT-BH anuncia programação internacional e nacional

Neste ano, o evento destaca a cena nordestina e as diásporas africanas, com questões sobre questões étnico-raciais e de gênero



Créditos da imagem: Flaviana Ox
Main 205825 flaviana ox fit
Redação Sou BH
28/08/18 às 21:12
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

A 14ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte acontece de 13 a 23 de setembro em diversos espaços da cidade. Durante dez dias, o evento vai trazer nove espetáculos internacionais e 11 obras de grupos e artistas nacionais.

A programação trabalha com o conceito Corpos-Dialetos e tem curadoria de Grace Passô, Luciana Romagnolli e Soraya Martins. A cena local conta com oito produções selecionadas por uma comissão convidada. Os ingressos serão vendidos pelo site do evento.

A abertura do FIT-BH 2018 está marcada para o dia 13 de setembro, a partir das 19h, no Parque Municipal, com e terá apresentação de "Batucada" (PI), do coreógrafo piauiense Marcelo Evelin, e "Looping: Bahia Overdub" (BA), idealizado pelos artistas baianos Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino. Os dois trabalhos,  construídos a partir de residências realizadas em período anterior ao festival, vão envolver cerca de 200 pessoas de BH.

A equipe de curadoria, escolhida por meio de edital público de seleção em formato inédito, apresenta um conjunto de trabalhos teatrais a partir de uma perspectiva que vai na contramão de uma arte eurocentrada, ampliando a noção de teatro brasileiro e evidenciando como as matrizes africanas estruturam o teatro contemporâneo. 

Cena Nacional 

"A Gente Combinamos de Não Morrer" (PB), "A Invenção do Nordeste" (RN), “Assembleia Comum” (MG), "Batucada" (PI), "Chapeuzinho Vermelho" (RS), "Do Repente" (TO), "Isto é um Negro?" (SP), "Looping" (BA), "Merci beaucoup, blanco!" (BA), "Quaseilhas" (BA), incluindo dois trabalhos de Belo Horizonte - "Assembleia Comum" e a performance "Chorar os Filhos", de Nina Caetano.

Espetáculos internacionais

"Arde brillante en los bosques de la noche" (Argentina), "Black Off (África do Sul/Suíça), "Ceci N'est Pas Noire" (Inglaterra/Bélgica/Zimbabue), "Donde Viven los Barbaros" (Chile), "Eve" (Escócia), "Libertação" (Portugal), "Simón, el Topo" (Peru), "Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas" (Portugal) e "Unwanted" (Ruanda/França).

Mostra Local 

Serão escolhidos ao menos oito espetáculos de BH e Minas Gerais que contaram com processo de seleção por meio de regulamento, totalizando o recorde de 178 inscrições.

Projetos especiais  A 14ª edição do FIT-BH vai realizar oficinas com companhias que se apresentam no evento, residências artísticas, workshop, debates pós-espetáculo e produção de críticas. Além disso, será promovido um evento de capacitação de negócios com o intuito de potencializar a visibilidade e circulação da produção cênica da capital mineira - o CENABELORIZONTE.

O Memória FIT, conjunto de exposições, vai recordar os espetáculos locais que fizeram parte da história do festival. Em cada uma das exposições, serão apresentados objetos, figurinos, cenários e registros que procuram resgatar no espectador a memória de cenas e momentos vivenciados na trajetória do evento.

Com PBH