FecharX

FIT-BH 2018 abre inscrições gratuitas para participação do público em dois espetáculos

Serão aceitos participantes acima de 18 anos com ou sem experiência na área



Créditos da imagem: Glenio Campregher
Main 151827 glenio campregher fit bh
Redação Sou BH
26/08/18 às 13:25
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

O Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) acontece em setembro com inúmeras produções artísticas em vários espaços da cidade. A novidade é que, neste ano, a abertura da 14ª edição vai contar com a participação do público em dois espetáculos: Batucada e Looping: Bahia Overdub. 

Para preparar os interessados, serão oferecidas duas residências artísticas gratuitas que estão com inscrições abertas no site do evento até o dia 2 de setembro. O resultado sai no dia 7 de setembro.

A obra Batucada, do coreógrafo Marcelo Evelin, mostra uma paisagem sonora de batuques em panelas e latas. E Looping, dos artistas Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino, une sonoridades e coreografias das festas do largo de Salvador. Ambas apresentações convidam o público a uma experiência de arranjos e encontros entre corpos, arte e política no espaço urbano.

O trabalho com o público resultará em duas obras que integram parte da programação de abertura do festival no dia 13 de setembro.  Podem participar das oficinas artistas, estudantes, ativistas e público em geral com ou sem experiência em arte contemporânea.  

Sobre as residências  

• Batucada 

A residência Batucada, concebida pelo coreógrafo e pesquisador Marcelo Evelin (Teresina-PI), convoca participantes, com idade a partir de 18 anos, que queiram batucar em panelas e latas em atividades performáticas. Após a primeira seleção dos inscritos, será realizada uma audição no dia 9 de setembro (domingo).  

Materiais: os interessados devem levar objetos cotidianos para fim cênico e sonoro. Serão aceitos objetos de alumínio e/ou outros metais (não esmaltados), de formas variadas, entre cinco e oito unidades de cada tipo por pessoa, como: frigideiras, leiteiras, formas em geral, pratos fundos, bacias pequenas ou médias.

Batucada foi concebida originalmente em 2014 para o Kunsten Festival desArts/Bélgica, um dos principais festivais da Europa. 

• Looping: Overdub Bahia 

A residência Looping, concepção e criação de Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino (Salvador-BA), propõe uma atividade criativa, envolvendo artistas locais, estudantes de artes cênicas e interessados de forma geral, a partir dos procedimentos de repetição e acumulação desenvolvidos no processo de construção do espetáculo concebido em Salvador/BA. 

Serão realizadas cinco residências de cinco horas cada, com 30 pessoas por encontro, totalizando cerca de 150 integrantes para a performance na abertura do festival. Na proposta serão realizadas práticas de sensibilização e expansão da escuta, laboratório de criação colaborativa e composição de movimentos e sonoridades.  

O cronograma das residências está disponível nos formulários de inscrição e no site oficial do festival. 

O evento

O FIT-BH 2018 acontece entre os dias 13 e 23 de setembro em teatros, e diversos espaços públicos e alternativos da cidade. A programação conta com espetáculos internacionais, nacionais e locais. Nesta edição, a Mostra Local recebeu um número recorde de inscrições de produções mineiras.