FecharX

Filme gravado em BH ganha prêmios internacionais

<p>?O homem das multidões? conta a história de dois funcionários do metrô da capital mineira</p>



Créditos da imagem:
Main 2304 homem multido
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

O filme ?O homem das multidões?, gravado em Belo Horizonte, foi o destaque no 26º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França. O longa metragem conquistou o ?Coup de Coeur?, premiação máxima da mostra.

O filme, que faz um retrato da sociedade contemporânea brasileira, aborda o tema do isolamento social nas grandes cidades, contando a história de dois funcionários do metrô da capital mineira. A história é a de Juvenal, um maquinista do metrô, que vive fechado em si mesmo. O filme também retrata o dia a dia de Margô, colega de Juvenal que trabalha na sala de controle. O encontro entre ambos vai alterar a tranquila solidão que dominou suas vidas e oferecer a possibilidade de se abrirem um ao outro. A história é baseada no conto homônimo do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, também intitulado ?O homem das multidões?.

O filme, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, foi escolhido entre 14 produções, sendo outras duas brasileiras. A premiação será utilizada para facilitar a distribuição na França, assim como para realizar a tradução e a inclusão das legendas.

Além do prêmio francês, ?O homem das multidões? também levou dois troféus no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México. O filme conquistou os prêmios de Melhor Fotografia (Ivo Lopes Araújo) e o Prêmio Especial do Júri.

O filme já contabiliza a participação em outras quatro mostras de cinema: Festival de Berlim, Festival do Rio, Mostra Cine-BH e Mostra de Cinema de Tiradentes.