FecharX

Filme baseado em obra de Sabino estreia no domingo (15)

<p>?O Menino no Espelho?, com Mateus Solano e Regiane Alves, retrata a vida de Belo Horizonte na década de 1930</p>



Créditos da imagem:
Main 1306 mateus
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Publicado em 1982, a obra ?O Menino no Espelho? de Fernando Sabino é considerado por muita gente como o livro que marcou a infância. E agora, estes leitores têm a chance de assistir à sua tradução cinematográfica. Com Mateus Solano e Regiane Alves, o filme dirigido por Guilherme Fiúza Zenha terá sua pré-estreia no domingo (15) no shopping Ponteio em Belo Horizonte.

Baseada na infância do autor, a história do menino Fernando e de seu sósia Odnanref tem como cenário a capital mineira dos anos 1930. Mas, no filme, BH foi substituída pela cidade de Cataguases. ?Na busca de locação para representar uma Belo Horizonte dos anos 1930 ? que já não existe mais ?, viemos parar em Cataguases. É uma cidade arborizada, bastante preservada em termos de arquitetura e com a possibilidade de esse menino ser livre, mesmo. Ele vai para a escola sozinho, anda pelas ruas sozinho e tem a possibilidade de fazer todas as peripécias dele. Entre elas, construir um avião, ter uma casa na árvore, sair para pescar. Há espaço para o menino inventivo e livre dessa história?, explica o diretor.

A liberdade de Fernando o coloca em muitas confusões e, quando descobre que tem um sósia que vive no espelho, ele vê a oportunidade de ser ainda mais livre, colocando Odnanref para ir para escola e receber as broncas dos pais. Quem vive o personagem no longa é o ator Lino Facioli, mais conhecido pela série Game of Thrones da HBO. Sobre o desafio de atuar em dose dupla, Lino destaca a sutileza. ?Não pode ser igual, tem que ficar no meio, mas tem que ser um pouco mais contido, observador e não tanto humano e mau, né??, conta.

Para o diretor, a principal dificuldade da produção foi a estruturação da narrativa. ?O maior desafio foi transformar este romance estruturado em contos em um arco dramático fiel ao espírito do Sabino, com um nível de conflito para o personagem dentro da brincadeira toda?, fala. ?O Menino no Espelho? ganhou o prêmio de Melhor Argumento no pitching Globo Filmes/Cine-Ceará (2009). Em seu desenvolvimento, foi selecionado para encontros de coprodução e laboratórios de roteiro no Brasil e no exterior, como Mannheim-Meetings (Alemanha), ProduireauSud (França) e Laboratório SESC de Roteiros Infanto-juvenis.

No domingo (15), o ator Mateus Solano estará presente na pré-estreia do filme ?O menino no Espelho?, que acontece no Cineart Ponteio com sessão vip para convidados.

Conhecido pelo personagem em Game of Thrones, Lino Facioli é Fernando Sabino no longa
Conhecido pelo personagem em Game of Thrones, Lino Facioli é Fernando Sabino no longa "O Menino no Espelho"