FecharX

Filhote de hipopótamo é nova atração no Zoológico

<p>Dezoito filhotes já nasceram na capital mineira desde 1982</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

Desde a semana passada, a grande novidade no Zoológico de Belo Horizonte é um filhote de hipopótamo (Hippopotamus amphibius). O animal, que nasceu no dia 30 de maio, passa bem e está no recinto com a mãe, onde recebe todos os cuidados veterinários exigidos. Os pais do filhote são Toquinho e Geriza que vieram para o Zoo de BH, respectivamente, em 1975 e em 1991.

Algumas semanas antes do nascimento do animal, a fêmea e o macho foram separados para que se evitasse uma nova gravidez em decorrência do cio pós-parto, comum entre os animais da espécie. Segundo a bióloga responsável pela Seção de Mamíferos do Zoológico, Valéria Pereira, a maturidade sexual dos hipopótamos que vivem em cativeiro acontece entre 3 e 4 anos de idade. ?Na natureza, disputando com grupos grandes, a maturidade sexual ocorre mais tarde?, explica.

De acordo com o diretor do Jardim Zoológico, Carlyle Mendes Coelho, a reprodução de animais silvestres em cativeiro exige grande planejamento e conhecimento técnico, uma vez que essas espécies necessitam de recintos maiores e um monitoramento contínuo. ?O Zoo da Fundação Zoo-Botânica oferece condições adequadas de manejo para esta espécie, que requer um recinto adequado, com muita água e alimentação balanceada. Como resultado desses cuidados, desde 1982 já nasceram em BH 18 filhotes, que estão em diversos zoos do Brasil e da Argentina.?

Características

A literatura científica registra que a gestação do hipopótamo dura em torno de oito meses. Os filhotes nascem com peso entre 25kg e 55kg, podendo atingir de uma a 4,5 toneladas quando adultos. Os machos possuem um porte maior que o das fêmeas. Os hipopótamos vivem em média 40 anos.

Nascimento de mamíferos em BH

Desde o início de 2013, nasceram oito filhotes de mamíferos na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizotne. Além do hipopótamo, vieram à luz dois filhotes óryx (Oryx gazela), um cervo nobre (Cervus elaphus), um cervo dama (Dama dama), um bugio (Alouatta guariba), um macaco-prego-do-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos) e um ouriço-cacheiro (Sphiggurus villosus).