FecharX

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes começa sexta

<p>A 16ª edição traz a Programação traz a gastronomia da Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e do Distrito Federal</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main festival
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, a 16ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes vai ocupar praticamente todo o centro histórico da cidade, incluindo pousadas e dezenas de restaurantes, numa verdadeira celebração da gastronomia.

Além dos mais de 40 estabelecimentos parceiros do evento, oito restaurantes de Tiradentes e Belo Horizonte serão montados no Largo das Forras e no Largo da Rodoviária. A programação gratuita inclui ainda cerca de 60 palestras, debates, cursos, workshops e degustações, além 84 apresentações artísticas. A expectativa é que 35 mil pessoas, entre moradores e turistas vindos de todo o país e do exterior, participem das atividades, a maioria gratuita. A programação completa está no site www.gastronomiatiradentes.com.br.

Nesta edição, o festival apresenta os resultados da segunda etapa da Expedição Brasil Gastronômico. A cultura e a gastronomia da Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal serão homenageadas durante o evento, por meio dos festins, cursos, debates com produtores locais e atrações artísticas. Os chefs dessas regiões têm um desafio: preparar em conjunto um menu especial que conjugue a gastronomia contemporânea com ingredientes regionais.

Os festins internacionais darão enfoque à gastronomia latino-americana, com a presença de chefs do México, Colômbia, Argentina e Equador. Minas Gerais, estado anfitrião, também terá um festim especial dedicado à nova geração da gastronomia mineira.

Paralelamente aos festins oficiais, cerca de 40 restaurantes da cidade abrem suas portas ao público, com menus especiais, que fazem parte do Tour Gastronômico do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Por meio do guia oficial do evento, os participantes terão acesso aos endereços e opções de reservas. Um aplicativo para smartphones também ajudará os visitantes na escolha da programação.

Para esta edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes foram convidados 14 chefs, sendo nove brasileiros e cinco latino-americanos. Os festins oficiais acontecem nas noites de sexta e sábado, nas pousadas Villa Paolucci e Brisa da Serra. Nos dias 23 e 24 de agosto, os jantares são dedicados ao Brasil, promovendo o encontro da gastronomia de dois estados.

Paraná e Bahia estão distantes no mapa, mas suas receitas e ingredientes farão parte de um único menu nas mãos dos premiados chefs Celso Freire (Zea Mais, Paraná) e Tereza Paim (Casa de Tereza, Salvador). O mesmo acontecerá com Mato Grosso e São Paulo, com os chefs Ariani Malouf (Mahalo, Cuiabá) e Benny Novak (Ici Bistro, São Paulo); e Distrito Federal com Rio Grande do Sul, com William Chen Yen (Brasília) e Carla Tellini (Bah, Porto Alegre).

A grande expectativa no público pela surpresa da sinergia de diferentes experiências continua com um jantar especial que festeja a nova gastronomia mineira, com a participação dos chefs Felipe Rameh, Leonardo Paixão e Henrique Gilberto.

Já os dias 31 de agosto e 1º de setembro são dedicados à gastronomia latino-americana, com a participação de renomados profissionais dos chefs Fernando Rivarola (Argentina/Buenos Aires), Juan Manuel (Colômbia/Bogotá), Maurício Acuña (Equador/Quito) e Bruno Oteiza e Gerard Bellver (México/Cidade do México).

O FESTIVAL

Há 16 anos, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes reúne milhares de moradores e visitantes para celebrar o melhor da gastronomia do Brasil e do mundo. A diversidade gastronômica da cidade ganhou força com o evento, que leva à cidade, a cada ano, respeitados chefs dos quatro cantos do mundo e milhares de turistas.

Hoje o festival contabiliza números surpreendentes: recebeu chefs de mais de 15 países ? como Espanha, França, Itália, Estados Unidos e Alemanha; registra a participação de mais de 600 chefs de cozinha, 150 festins e 72 mil pratos servidos nos jantares; viabiliza a presença de chefs de renome internacional; já envolveu diretamente mais de 5 mil profissionais, muitos deles moradores da região. Cerca de 250 mil pessoas que já prestigiaram o festival nestes 16 anos.