FecharX

Gestantes receberão reforço contra coqueluche nesse mês

Em Minas, a vacinação contra a doença já está disponível nas unidades básicas de saúde



Créditos da imagem: Agência Minas
Main 125043 gestantes de minas gerais serao vacinadas contra coqueluche a partir deste mes
A vacina dTpa será aplicada, preferencialmente, entre a 27ª e a 36ª semana de gestação
Redação Sou BH
10/11/14 às 13:53
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

A partir do mês de novembro, as gestantes de todo o Estado vão receber um reforço na imunização contra coqueluche, difteria e tétano. A vacina adulto dTpa será aplicada, preferencialmente, entre a 27ª e a 36ª semana de gestação (entre o sétimo e o nono mês), podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto.

O objetivo da campanha é proteger os recém-nascidos contra a doença, já nos primeiros meses de vida. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Estado. Até agora, em 2014, foram registrados 282 casos de coqueluche no Estado, sendo 182 em crianças. Com a dose de reforço para as mães, a proteção dos bebês se dará por meio da transferência dos anticorpos maternos para o feto, através da placenta.

As mulheres devem tomar a dose de reforço a cada gestação, considerando que o alto nível de anticorpos necessários para proteger o bebê não se manterá até uma próxima gravidez.  A vacina é contraindicada para mulheres que tenham apresentado alergia ou hipersensibilidade aos componentes da vacina em doses anteriores.

Além das gestantes, os profissionais de saúde – médico anestesista, ginecologista, neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem – que atuam nas maternidades e unidades de internação neonatal também serão vacinados. O reforço para esses profissionais será feito a cada dez anos.

Via Agência Minas