FecharX

Gastronomia e tradição! Festa no Mercado Central terá chapa de 16 metros de fígado com jiló

Evento marca a abertura da programação cultural e gastronômica do Mercado



Créditos da imagem: Isabel Baldoni/PBH + Divulgação/Mercado Central
Main 135113 mercado
Redação Sou BH
17/05/18 às 14:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Quem nunca ouviu falar do fígado com jiló mais tradicional de Belo Horizonte? No dia 27 de maio, o Mercado Central vai sair da rotina com o lançamento do seu próprio Festival Cultural. O evento começará a partir das 10h e, uma vez por mês, levará para um dos pontos turísticos mais amados pelos mineiros uma série de shows de música instrumental popular.

Paralelamente ao festival haverá também uma grande atração gastronômica: a maior chapa de fígado com jiló do mundo! Ela terá 16 metros e será montada em frente ao Mercado, na avenida Augusto de Lima. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas passem pelo local durante a realização do evento, afinal, estamos falando da maior chapa de fígado com jiló do mundo.

Serão instalados bares para a venda de tira-gosto e bebidas, além da presença de chefs renomados: Flávio Trombino (Xapuri), Edson Puiati (UNA), Eduardo Avelar (Territórios Gastronômicos), Rosilene Campolina (UNA), Marcos Proença (Patorroco), Jaime Solares (Mercado da Boca e Borracharia), Ivo Faria (Mercado da Boca e Vechio Sogno), Rodrigo Zarife (Mercado da Boca), Ilmar Antônio de Jesus (Casa Cheia), Valdez Maranhão (Buteco do Maranhão), Ronaldo Marques da Silva (Bar Fortaleza) e Wellington Paulo Nunes (Bar da Lora).

O acesso será mediante doação de 5 litros de leite. Toda a arrecadação será revertida para instituições de assistência social. A troca do ingresso será realizada na administração do Mercado e dará direito a uma porção do prato. Os outros produtos variam de preço de acordo com os vendedores.

Além da gastronomia, o evento também contará com apresentações musicais. O público poderá conferir show de chorinho com o Conjunto Isto é Nosso e com o grupo de percussão Batuque Salubre, formado por alunos da Escola de Artes do Instituto no Aglomerado Morro das Pedras.

Além dessas atrações, a convite do Mercado Central, o grupo Magnatas do Samba também participará da programação, trazendo ao evento o samba de raiz.

Essa reunião de amantes de fígado com jiló faz parte da programação do Festival Cultural do Mercado Central, que conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH. Como ponto turístico gastronômico, histórico e cultural da capital mineira, o local realizará oito eventos ao longo de 2018, com shows no estacionamento. Mensalmente, cerca de um milhão e trezentas mil pessoas passam pelo Mercado, conhecido por seus temperos, aromas, sabores, crenças e cores.

O que você não sabe sobre o fígado com jiló

Mais conhecido como fígado acebolado, o prato surgiu na década de 1960, quando os entregadores de mercadoria chegavam ao Mercado muito cedo e famintos. Eles pegavam os jilós nas lojas, levavam aos bares e solicitavam aos “chapistas” para fazer uma porção com os miúdos de carne.

Na década de 1980, o prato caiu no gosto do público. Desde aquela época, o fígado acebolado se tornou uma tradição no Mercado Central, fazendo sucesso e consolidando-se entre as principais receitas mineiras.