FecharX

Para a nossa alegria! Próximo ano terá 10 feriados prolongados

Em um cenário hipotético, o brasileiro pode emendar 16 dias "úteis" com o fim de semana



Créditos da imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil
Main 172040 praia do arpoador
Quem sabe você não aproveita um feriado prolongado pra visitar a praia do Rio?
Redação Sou BH
26/12/17 às 17:20
Atualizado em 01/02/19 às 19:17

Este ano ficou conhecido pela quantidade de feriados prolongados - aqueles com possibilidade de emendar com o fim de semana. Se você está meio desanimado com o fim do ano, uma notícia que pode te animar: 2018 será tão bom quanto 2017 em relação aos longos recessos. São, ao todo, 10 datas com essa possibilidade.

A portaria que define os feriados nacionais e pontos facultativos no próximo ano foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União. 
Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, as datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

Bom, vamos lá. O ano já vai começar com um feriadinho daqueles. O dia 
1º de janeiro, como você bem sabe, vai cair numa segunda-feira. Resultado: fim de semana + feriadinho pra começar 2018 com as energias reabastecidas.

Em seguida, vem o
Carnaval. O governo federal determinou que do dias 12 ao 14 (segunda a quarta-feiras) é ponto facultativo. No dia 30 de março, o feriado nacional Paixão de Cristo - vai cair numa sexta-feira! Já Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril, será uma das duas datas que caíram no fim de semana: sábado.

Adiante, o dia 
1º de maio, quando é celebrado o Dia Mundial do Trabalho, outro feriado nacional com possibilidade de emendar - vai cair numa terça-feira. Corpus Christi, considerado ponto facultativo, será numa quinta-feira, 31 de maio.

A
Independência do Brasil (7 de setembro) e a Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), ambos feriados nacionais, vão cair numa sexta-feira. Em seguida, o Dia do Servidor Público é a outra data num fim de semana: domingo, no dia 28 de outubro.

Já no dia 2 de novembro, uma sexta-feira,
Finados. No mesmo mês, a Proclamação da República no dia 15 - uma quinta-feira. E, para fechar 2018, o Natal cairá em uma terça-feira.

Portaria

A portaria estabelece ainda que os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados poderão ser compensados, desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor. Os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, nas respectivas localidades, acrescentou o ministério.

O ministério diz ainda que não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria.

Confira:

– 1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal (feriado nacional)

– 12 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo)

– 13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo)

– 14 de fevereiro (quarta-feira): quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)

– 30 de março (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado nacional)

– 21 de abril (sábado): Tiradentes (feriado nacional)

– 1º de maio (terça-feira): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)

– 31 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)

– 7 de setembro (sexta-feira): Independência do Brasil (feriado nacional)

– 12 de outubro (sexta-feira): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

– 28 de outubro (domingo): Dia do Servidor Público - art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo)

– 2 de novembro (sexta-feira): Finados (feriado nacional)

– 15 de novembro (quinta-feira): Proclamação da República (feriado nacional) 

– 25 de dezembro (terça-feira): Natal (feriado nacional)